terça-feira, dezembro 07, 2010

THE WALKING DEAD – 1ª TEMPORADA COMPLETA (The Walking Dead - The Complete First Season)



Curioso como desde que George Romero plantou a semente dos zumbis em 1968 com A NOITE DOS MORTOS-VIVOS que praticamente todas as mídias possíveis se aproveitaram para explorar o filão. Faltava uma série dedicada exclusivamente aos "errantes". E como é que ninguém tinha pensado nisso antes? Coube a Frank Darabond tomar como base as HQs de Robert Kirkman e transformá-las num drama apocalíptico envolvendo zumbis comedores de carne que infestaram o mundo e um grupo de sobreviventes que procuram meios de permanecerem vivos dentro desse cenário. Quer dizer, nada de muito original.

O canal AMC encomendou seis episódios para a primeira temporada de THE WALKING DEAD (2010), mas a série fez tanto sucesso que a segunda já está garantida, com 13 episódios. Trata-se da série de estreia mais bem-sucedida do ano e o último episódio bateu o recorde de audiência na tv fechada americana, atingindo 6 milhões de espectadores.

E a vantagem de uma série sobre zumbis em relação a filmes para cinema é poder ter mais tempo para apostar no drama, no envolvimento dos personagens com os espectadores. E nesse quesito, tanto o protagonista, o policial Rick Grimes (Andrew Lincoln), quanto sua bela esposa Lori (Sarah Wayne Callies, que tinha deixado saudade desde o fim de PRISON BREAK) são personagens com os quais a gente se importa. Há também um outro personagem bem interessante, Shane Walsh, o cara que fica com a esposa do melhor amigo e que tem que amargar a volta do sujeito que ele dizia estar morto. Os demais personagens ainda não tiveram chance de brilhar, embora uma ou outra subtrama tenha provocado momentos bem emocionantes, como o dramático ataque dos zumbis ao acampamento e a cena do sujeito que é infectado e prefere ser deixado pelo caminho pelos amigos.

Claro que tudo isso já foi explorado à exaustão em diversos filmes sobre mortos-vivos - há, inclusive, uma semelhança muito grande do começo da série com EXTERMÍNIO -, mas THE WALKING DEAD tem a vantagem de explorar um mundo de opções, já que é uma espécie de road movie apocalíptico. O episódio final teve o seu grau de emoção, encerrando com "Tomorrow is a long time", de Bob Dylan, mas eu diria que o melhor ainda está por vir.

Nenhum comentário: