sexta-feira, setembro 18, 2009

UP - ALTAS AVENTURAS (Up)



Vou ter que nadar contra a corrente e ser contrário à opinião geral de que UP - ALTAS AVENTURAS (2009) está entre os melhores trabalhos da Pixar. O filme até que me animou no começo, com aquele prólogo belo e sensível sobre a vida do protagonista com o amor da sua vida, mas toda a aventura dele com o garotinho na casa com balões me provocou mais tédio do que qualquer outra coisa. Acho que tem algo nessas aventuras juvenis mais convencionais, dessas com música de aventura - no caso de UP, de autoria do sempre competente Michael Giacchino -, que me dá um sono, um desinteresse que chega a me incomodar. Lembrei, inclusive, de minha relação com a quarta aventura de Indiana Jones, que pra mim não foi uma boa experiência.

Em compensação, o curta de seis minutos que passa antes do filme é uma beleza. Chama-se PARCIALMENTE NUBLADO e mostra a relação entre uma cegonha e uma nuvem que produz filhotes. A nuvem é responsável por produzir filhotes nada fáceis para a pobre cegonha carregar enquanto que as demais cegonhas pegam encomendas muito mais leves e tranquilas. O detalhe nos olhos da cegonha é tão perfeito que faz lembrar o olhar amoroso de um cachorro, cheio de inocência. Incrível como os animadores da Pixar trabalham tão bem esses detalhes que são fundamentais para trazer ternura para suas produções.

Mas voltando a UP, diria que a comparação do velhinho irritado com o personagem de Clint Eastwood em GRAN TORINO, como vem sendo comparado por aí, não procede muito. Por mais que o prólogo e a situação dele, tendo que abandonar a sua casa, seja até fácil de nos solidarizarmos, não se trata de um personagem tão cativante assim. Nem ele nem o garotinho. Claro que não dá pra dizer que eles erraram a mão. Inclusive, acredito que se eu visse o filme em outro dia, talvez até gostasse mais. Porém, vendo com distanciamento, ainda considero o filme uma das obras menores da já rica lista de grandes filmes da Pixar. Pra encerrar, arrisco um top 5 dos meus favoritos:

1. TOY STORY (1995)
2. WALL-E (2008)
3. PROCURANDO NEMO (2003)
4. RATATOUILLE (2007)
5. OS INCRÍVEIS (2004)

Nenhum comentário: