quarta-feira, setembro 16, 2009

TRUE BLOOD - A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (True Blood - The Complete Second Season)



Baita decepção a segunda temporada de TRUE BLOOD (2009). Depois de ter empolgado com uma primeira temporada cheia de charme, os produtores, roteiristas e diretores da série erraram a mão e fizeram um produto tosco. Mesmo personagens amáveis na temporada passada, como os protagonistas Bill e Sookie, tornaram-se irritantes na nova temporada. Bill, então, se tornou um vampiro bobão. Mas nada se compara à nova vilã da série, Maryann (Michelle Forbes), que havia aparecido nos últimos dois episódios da temporada anterior. Toda a trama envolvendo a personagem tornou a série um show de horrores trash beirando o ridículo. Talvez por isso que, sabendo disso, os roteiristas jogaram a toalha em determinado momento e transformaram a série numa comédia. Como no momento em que Jason salva Sam da população da cidade, toda dominada pela entidade maligna Maryann, usando uma máscara e uns galhos para dizer que era o deus que viera para buscar a sua oferenda. Pelo menos, nesse momento, os responsáveis pela série tiveram o bom senso de usar de bom humor.

E pensar que a temporada começou tão bem. A começar pelos números de audiência. O primeiro episódio da segunda temporada bateu o recorde de audiência da HBO, superando o episódio final de FAMÍLIA SOPRANO, que seguia, até então, imbatível. Inclusive, o primeiro episódio veio com uma tórrida cena de sexo entre Sookie e Bill e contendo uma interessante subtrama envolvendo a vampira virgem Jessica, a melhor personagem da temporada. E falando em personagem bom, Lafayette fez tanto sucesso na temporada anterior que os roteiristas resolveram mantê-lo vivo. No livro no qual a série se baseia ele é encontrado morto logo no início da trama.

Os melhores momentos da temporada acontecem em Dallas, quando Bill e Sookie fazem uma viagem e encontram lá um vampiro bem diferente, Godric, responsável pelo momento mais emocionante da série. Quer dizer, mesmo com toda tosquice, TRUE BLOOD foi capaz de me fazer chorar. Godric, o "criador" de Eric, é uma espécie de vampiro iluminado que questiona os atos cruéis de sua raça e age como uma espécie de mártir, de santo vampiro. O que não deixa de ser mais uma inovação, que conta pontos positivos para a série. Assim como também conta pontos a criação de Jessica, que se tornou vampira quando era virgem e está fadada a ser virgem até o fim de seus longos dias como vampira. Os flashbacks mostrando o passado de Bill e Eric também estão entre as melhores coisas da temporada.

Jason, o irmão de Sookie, continua sua tradição de pegar meninas lindas. Dessa vez, em seu contato com uma igreja onde os líderes centram sua atenção na caça aos vampiros. A esposa do pastor é Sarah, uma loirinha linda que logo se engraça do rapaz, que pode ser burro mas que tem algo que atrai as mulheres. A subtrama envolvendo essa igreja e a esperada batalha entre humanos e vampiros era uma das coisas mais interessantes da temporada. Tanto que quando teve o seu desfecho, a série perdeu ainda mais o rumo. Nem a participação especial de Evan Rachel Wood nos últimos episódios, no papel de uma rainha vampira, chegou a empolgar. O final da temporada, aliás, ficou parecendo fim de novela da Globo. A única coisa que a diferencia é o fato de ter um gancho. Melhor sorte na próxima temporada, já confirmada. Ainda espero que a série volte a ser tão boa quanto era antes.

Nenhum comentário: