terça-feira, abril 22, 2008

MULUNGU / GUARAMIRANGA 2008



O saldo de filmes dessa semana foi vergonhoso. Apenas um único filme, visto em divx, que vou poupar para comentar nos próximos dias. Se continuar desse jeito, o blog vai passar a ser atualizado semanalmente. :-) O que marcou mesmo essa semana foi a viagem feita com uns amigos, aproveitando o feriadão de Tiradentes. Foi uma viagem revigorante para a Serra de Guaramiranga, mais exatamente para uma casa situada próximo ao município de Mulungu. O friozinho da região e o ar puro do lugar já são suficientes para deixar qualquer um se sentindo muito melhor, mais disposto e enxergando a vida com outros olhos, mas a companhia de uma turma agradável torna tudo ainda mais especial. Tudo bem que não dá pra esquecer os problemas do passado e do presente, tanto que as conversas que a turma teve durante o feriadão e o momento de emoções e muitos risos do sarau de domingo à noite foram meio que para exorcizar os tais problemas.

A idéia que eu tive de alugar uma topic em vez de nos preocuparmos com os três carros necessários para subir à serrra - eu, sem experiência nenhuma em subir serras e com o carro apresentando alguns problemas - foi muito boa. Assim, as preocupações que tivemos foram mínimas. Leo, o motorista recomendado pelo amigão Santiago, foi bastante prestativo e profissional. A turma dos "inconfidentes" foi pequena mas suficiente para lotar a topic. Pela ordem na foto: Manoel, Valéria, Neto, Juliana, Bárbara, Marlon (escondido no capuz), Rodrigo, Elis, eu e Erika. A Valéria, como sempre, tem o dom tanto de saber organizar esses encontros e viagens como poucos quanto de ter um faro para convidar pessoas legais e inteligentes. Assim, pude conhecer melhor gente que eu só tinha visto umas poucas vezes e não tinha tido a chance de conversar direito, como o Manoel, a Juliana e o Neto, três pessoas especiais. Aprendi muito com eles nesses dois dias.

Nas noites de sábado e domingo, saíamos para jantar em Guaramiranga e no restante do dia ficávamos em casa, mais conversando do que jogando ou fazendo qualquer outra coisa. Nem o dvd player que eu levei foi utilizado, em parte por eu ter ficado desanimado com o tamanho da televisão - não consigo mais ver filmes em tv de 14 polegadas. Na noite de sábado, a turma me pegou para dar uma aula sobre signos do zodíaco, um assunto que parecia interessar a todos. Se eu soubesse que seria submetido à essa "sabatina", teria feito o "dever de casa" antes. Mas acredito que consegui, mesmo assim, passar um pouco do que aprendi pelos livros e pela minha experiência e mania que tenho de querer saber sempre o signo das pessoas a fim de estabelecer elos de comparação e ir criando umas teorias, que podem muito bem ser apenas coincidências, mas essa dúvida eu vou tirando com o tempo.

Na noite de domingo, depois do retorno de Guaramiranga, o sarau promovido pela Elis chegou a causar catarse e lágrimas em alguns. Eu, como não estava preparado - não havia levado nenhum livro em especial para ler -, apelei para contar uma das divertidas estórias zen que eu aprendi nos livros do Osho. Até que foi uma contribuição válida e reflexiva. Manoel, o poeta da turma - se bem que a Erika também escreve poesias sempre que está inspirada - leu um poema de sua própria lavra. Mas o poeta mais lido lá foi Pablo Neruda. Depois dessa noite, eu até pretendo conhecer mais do seu trabalho, já que percebi que suas poesias não se perdem tanto na tradução.

Nenhum comentário: