segunda-feira, outubro 08, 2007

RESIDENT EVIL 3: A EXTINÇÃO (Resident Evil: Extinction)



Apesar de as continuações seguirem em trajetória descendente em relação ao original de 2002, há um charme nessa série que me atrai. E nem é preciso me conhecer pra saber que esse atrativo se deve às bravas e lindas mulheres da série. Em especial a Milla Jovovich. Em RESIDENT EVIL 3: A EXTINÇÃO (2007), ela está cada vez mais à vontade no seu papel. Se não temos mais a graça de Valentina (Sienna Guillory) de RESIDENT EVIL 2: APOCALIPSE (2004), dessa vez temos a presença da bela Ali Larter, de HEROES. Pra mim, não foi uma troca muito justa, mas tudo bem. Outra gracinha que aparece no filme é a ainda adolescente Spencer Locke, que a julgar por sua beleza e carisma já deve estar sendo assediada pelos olheiros e executivos de Hollywood.

O novo título da franquia - dizem que é uma trilogia, mas eu não duvido nada se ele fizerem um novo filme - tem os seus momentos. O melhor deles: a homenagem a OS PÁSSAROS, de Alfred Hitchcock. A cena dos corvos contaminados com a carne dos mortos infectados atacando um acampamento é de tirar o fôlego. Pena que esse é um dos poucos momentos realmente bons do filme, que na maior parte de sua metragem fica a ponto de naufragar de vez. Mas aí surge a inacreditável Alice (Milla Jovovich) lutando feito um demônio, usando com braços, pés, lâminas e armas de fogo e a gente logo fica entretido novamente. Agora, esse papo de saber detalhes sobre a Umbrella Corporation e seus projetos é coisa de nerd, dos apreciadores do game, ou de quem tem tempo pra rever os filmes.

E por falar no game, é impressão minha, ou esse novo filme tentou captar um pouco do espírito de TERROR EM SILENT HILL, o maravilhoso filme de Christopher Ganz? Em alguns momentos, eu senti isso, mas vai ver foi só a minha mente querendo mudar de cenário para se livrar das partes chatas do filme dirigido por Russell Mulcahy. Está aí um nome que estava meio esquecido. Mulcahy, depois de HIGHLANDER - O GUERREIRO IMORTAL (1986) nunca mais se reergueu, ou fez algo minimamente relevante. (Pra falar a verdade, eu sempre achei a série Highlander uma grande bobagem.) Ele não passa de um pau mandado do verdadeiro dono do projeto: Paul W.S. Anderson, o sortudo marido de Milla, que agora está grávida e - dizem - bem gordinha.

Anderson é também autor do roteiro. Ele não é nenhum Shakespeare, mas pra um filme fadado a repetir e enrolar o que já havia sido explorado nos longas anteriores, até que ele não se saiu tão mal. Não dá pra ficar reclamando de diálogos nesse tipo de filme mesmo. O que mais importa é a ação, já que desde o segundo filme o elemento horror já havia sido meio que apagado mesmo. Porém, há um momento perto do final em que o vilão se transforma num monstro mutante digno de gibi de terror ou de super-herói. A transformação do monstrengo, no entanto, não me impressionou. Na verdade, tirando umas boas cenas aqui, outras acolá, o que o filme traz mesmo é apatia.

P.S.: Quando li no blog do Osvaldo que a Spectra Nova havia lançado um box com os cinco exemplares da série DESEJO DE MATAR não acreditei. Pois não é que eu vi esse box lá nas Americanas hoje por apenas 39,90! E como diria o seu Rolando Lero: comprei-o-o. O box vem com o nome Charles Bronson e a caixinha de papelão está bem bonita. Só não conferi ainda a qualidade da imagem, mas já adianto que está em fullscreen e sem a dublagem clássica brasileira. Mesmo assim, é diversão na certa poder ver os cinco filmes em seguida. Valeu, Osvaldo!

P.P.S.: E a Revista Zingu! chegou à sua edição de aniversário com uma entrevista memorável com o Sady Baby. Eu nunca vi nenhum filme dessa figura, mas pela entrevista, percebo o quanto estou perdendo. Afinal, um diretor que tem entre seus principais títulos NO CALOR DO BURACO, EMOÇÕES SEXUAIS DE UM JEGUE e O ÔNIBUS DA SURUBA II não deve ser desprezado. Falando em sacanagem, a Zingu! ainda traz um artigo sobre os 35 anos de GARGANTA PROFUNDA, um filme que até hoje eu não vi, mas que pretendo ver em breve. :-) Pra completar: tiro meu chapéu para Matheus Trunk e sua emocionante defesa a Paulo César Araújo, o autor da sensacional biografia "Roberto Carlos em Detalhes". Como diria o hoje equivocado Rei: "são muitas emoções".

Nenhum comentário: