sábado, setembro 11, 2004

O TERMINAL (The Terminal)



Antes de falar sobre o mais novo filme de Steven Spielberg, quero deixar registrado aqui a minha segunda vez com A VILA, do Shyamalan. Fui ontem à tarde conferir de novo esse maravilhoso filme e ele cresceu ainda mais na revisão. Além de eu não ter tido mais aborrecimentos com gente mal-educada, pude perceber algumas coisas que tinham passado desapercebidas da primeira vez. Nessa segunda vez, a história de amor ganha dimensões maiores, já que a tal surpresa da primeira vez não existe mais. Mas o mais surpreendente de tudo, é que mesmo assim, o filme assusta, aterroriza. Eu fiquei ainda mais arrepiado com a aparição daquela coisa de vermelho no meio da floresta e a linda Bryce indefesa, mas também quase chorei com as cenas românticas de Bryce e Phoenix.

Agora o Spielberg. Bom, O TERMINAL é um filme pequeno do diretor. Pequeno em orçamento, pequeno pela falta de grandes efeitos especiais, pequeno pelas poucas locações empregadas, e pequeno pela pouca divulgação dada. Só não achei pequena a duração do filme, que bem que poderia sofrer alguns cortes pra ficar mais redondinho.

Apesar de ser comparado com E.T. - O EXTRATERRESTRE (1982) por conta da história do estrangeiro em terra estranha, o filme me lembrou mais O NÁUFRAGO, de Robert Zemeckis. Tom Hanks dessa vez saiu da ilha e foi parar num aeroporto, arranjando formas de sobreviver sem saber inglês e sem ter um dólar no bolso. A tal missão do personagem de Hanks não me comoveu. Achei até meio boba, mas cada pessoa sabe o que é mais importante pra si.

Catherine Zeta-Jones está linda como sempre, mas Spielberg tem problemas em tirar de suas atrizes um certo sex appeal. É como se ele fosse muito puritano demais ou algo assim. Senti falta de mais atratividade em Catherine. Puxa, qualquer diretor consegue isso com Catherine, por que Spielberg não?

No mais, é um bom filme, mas só não digo que fiquei decepcionado, porque já não estava tão empolgado pra ver mesmo, e no fim das contas acabei me divertindo bastante.

Nenhum comentário: