sábado, setembro 18, 2004

VERA CRUZ



Esse é apenas o segundo filme de Robert Aldrich que eu assisto - o outro foi O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE? (1962), que eu tenho em DVD. Parece que boa parte de seus filmes são carregados de um certo veneno. Aldrich é o cineasta da perversidade. VERA CRUZ (1954) também traz personagens perversos. O menos mau-caráter é o personagem de Gary Cooper, talvez porque Cooper já era um ator acostumado a personificar tipos de bem.

Nesse sentido, VERA CRUZ é um western à frente do seu tempo. Antecipou o western spaghetti, tanto na figura dos caçadores de recompensa sem escrúpulo, como na estética suja, mostrando homens suados e barbados. Ajuda o fato de o filme se passar todo no México - há até uma cena em que vemos uma construção asteca -, sempre visto pelos americanos como um lugar quente, pobre e sujo.

Na história, Gary Cooper e Burt Lancaster são dois americanos que, depois do fim da Guerra Civil, partem para o México a fim de ganharem dinheiro. Eles acabam se envolvendo numa outra guerra: a dos rebeldes juaristas contra o imperador Maximiliano. No meio de tudo isso, uma carruagem cheia de barras de ouro. Há uma participação pequena de Charles Bronson no filme.

Li ontem a entrevista de Aldrich contida no livro AFINAL, QUEM FAZ OS FILMES, de Peter Bogdanovich, mas a entrevista é bem curtinha, e ele pouco fala sobre VERA CRUZ. Na época, ele tinha acabado de fazer O VÔO DA FÊNIX (1966), com um grande elenco. Mas é uma entrevista bem agradável de se ler.

O DVD da Classic Line deve estar melhor que o VHS da Warner. Pelo menos, a imagem está em widescreen 2:1. A qualidade da imagem não é excelente, mas não dá pra reclamar muito da distribuidora. Por causa dela, eu já vi, com ótima qualidade de imagem, filmes como O COLOSSO DE RHODES (Leone), PALAVRAS AO VENTO (Sirk), HÉRCULES NO CENTRO DA TERRA (Bava) e O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO X (Corman). E ainda tem muita coisa boa e do meu interesse no catálogo deles. Ontem, por exemplo, quase levei pra casa UMA BALA PARA O GENERAL, de Damiano Damiani.

Nenhum comentário: