terça-feira, setembro 28, 2004

O PENSIONISTA / O INQUILINO SINISTRO (The Lodger)



O PENSIONISTA (1926) foi o primeiro filme importante do grande Alfred Hitchcock; o primeiro filme realmente hitchcockiano. Muitos dos temas abordados nos seus filmes posteriores já apareciam nesse belo trabalho. O tema da desconfiança sobre se o protagonista é ou não culpado, por exemplo, apareceria ainda em filmes como SUSPEITA (1941) e À SOMBRA DE UMA DÚVIDA (1943), enquanto que o tema do homem culpado injustamente e sendo perseguido apareceria em SABOTADOR (1942), LADRÃO DE CASACA (1955) e INTRIGA INTERNACIONAL (1959). Lembrando que o uso das algemas, quase um fetiche, também apareceria em SABOTADOR.

No livro Hitchcock/Truffaut - Entrevistas (ainda vou citar muito esse livro por aqui), Hitchcock diz:

"O tema do homem acusado injustamente proporciona aos espectadores uma sensação maior de perigo, pois eles se imaginam mais facilmente na situação desse homem do que na de um culpado que está fugindo."

Mas acontece que a entrevista foi dada em meados dos anos 50 e nos anos 60, Hitchcock ainda faria a gente sofrer, mesmo na pele de um culpado, em filmes como PSICOSE (1960) e MARNIE - CONFISSÕES DE UMA LADRA (1964).

O PENSIONISTA tem muita influência do expressionismo alemão. Hitch era apreciador do cinema de Murnau (quem não era/é?). O filme também estava bem à frente do seu tempo, já que inicialmente foi considerado muito ruim, mas depois de algumas revisões chegou a ser aclamado como o melhor filme britânico já feito.

Muito interessante o efeito que Hitch usa para mostrar os passos do inquilino no andar de cima. Como naquele tempo não existia som no cinema, ele colocou um piso de vidro para que quem estava embaixo pudesse saber que o inquilino estava andando pra lá e pra cá em seu apartamento.

Deu vontade de pegar agora pra ver O RINGUE (1927) e CHANTAGEM E CONFISSÃO (1929), o primeiro filme falado do mestre. Qualquer dia desses eu pego.

De acordo com o especialista em Hithcock, Carlos Primati, o DVD lançado pela Multi Media Group está com o tempo de transferência errado, com vinte minutos a mais, porque roda mais lento.

Também de acordo com informações do Primati, a Warner do Brasil vai lançar cinco DVDs em breve, em edições novas: SUSPEITA, PAVOR NOS BASTIDORES, A TORTURA DO SILÊNCIO, DISQUE M PARA MATAR, O HOMEM ERRADO e PACTO SINISTRO (duplo). O ruim é que deixaram de fora UM CASAL DO BARULHO e CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO.

P.S.: Já que os participantes dos blogs que concorrem ao Quepe do Comodoro estão fazendo uma propagandazinha, vou entrar nessa também: quem quiser me ajudar a receber o prêmio em Sâo Paulo, escreva um e-mail para o endereço comodoro@olhoslivres.com e vote no Diário de um Cinéfilo.

Nenhum comentário: