quarta-feira, junho 30, 2004

TOKYO GODFATHERS



Eu ando meio cansado de desenhos animados americanos. Tanto que vi SHREK 2 já faz algum tempo e achei tão chato que nem saco pra comentar o filme eu tive. Já os desenhos japoneses me fascinam cada vez mais. Por isso nem hesitei quando eu vi o DVD de TOKYO GODFATHERS (2003), de Satoshi Kon na locadora para alugar.

Quem acompanha os meus textos há algum tempo deve ter testemunhado o meu entusiasmo quando eu vi os dois filmes anteriores de Kon. PERFECT BLUE (1997) com seu suspense "depalmiano" e MILLENNIUM ACTRESS (2001), com sua história de amor ultra-romântica, me conquistaram de verdade. Em comum, os dois filmes flertavam com a imaginação fazendo contraste ou se misturando com a realidade.

Em TOKYO GODFATHERS esse mix imaginação/realidade só acontece numa única seqüência. É um filme bem diferente dos anteriores. Se não é uma obra-prima como os outros dois, mantém o alto nível. É um filme direcionado ao público adulto, apesar do enredo "fofo" de três sem-teto que encontram uma bebezinha abandonada no lixo na noite de Natal. O detalhe é que um dos sem-teto é um travesti velho, o outro é um bêbado e a outra é uma garota que fugiu de casa. O filme começa com cara de Um Conto de Natal, de Dickens, mas vai se transformando numa aventura à medida que os personagens vão à procura dos pais do bebê.

Por falar em noite de natal, não sabia que os japoneses também comemoravam essa data. No DVD tem até uma entrevista que a dubladora de uma das personagens faz a Satoshi Kon e pergunta pra ele o que ele faz na noite de natal e ele diz que bebe bastante. O making of contido no DVD tem apenas uns 20 minutos de duração, mas é bem interessante.

Nenhum comentário: