sexta-feira, junho 11, 2004

SECRETÁRIA (Secretary)



Para o feriado de ontem aluguei o DVD de SECRETÁRIA (2002), filme que demorou tanto a chegar nos cinemas aqui da cidade, que acabou chegando em vídeo antes. Aconteceu com SUBMERSOS, A VINGANÇA DE WILLARD e acho que vai acontecer com TERRA DE SONHOS também.

O título não é daqueles que encantam, mas é um filme estranho com gente esquisita - característica que tem sido a marca desse novo cinema independente americano -, com uma história envolvente. Na trama, Maggie Gyllenhaal é uma moça recém-saída de um hospício. Ela tinha ido para o sanatório por causa dos hábitos de se cortar e de inflingir dor em si mesma. Ela não deixa os velhos hábitos, mas consegue um emprego de secretária no escritório do advogado interpretado por James Spader, que nesse filme tá com uma cara de maluco que só vendo. O advogado tem a mania de maltratar as suas secretárias.

Interessante que Spader já tem no histórico alguns bons papéis de pessoas sexualmente diferentes. Teve o travado sexualmente e doido por depoimentos picantes de SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE (1989), o tarado por sexo associado a acidentes automobilísticos de CRASH (1996) e no ainda inédito FALANDO DE SEXO (2001) ele faz o papel de um psiquiatra bem heterodoxo. O cara tá se especializando.

Incrível como a Maggie fica sensual e bonita ao longo do filme. E ela nem tem uma beleza fotográfica. Acho que o sucesso do filme depende muito mais dela do que do Spader. Entre as performances de Maggie no filme, as cenas que eu mais gostei são a primeira cena das palmadas e aquela outra da exposição.

O clima do filme é meio estranho. Como se o romantismo doce se misturasse com o s&m amargo. Apesar dos elementos sado-masoquistas, o filme não deixa de ser uma história de amor. Poderia ser melhor, mas do jeito que ficou, no mínimo, é um filme difícil de se esquecer.

O DVD, apesar de estar em fullscreen, tá recheado de extras. Tem entrevistas com Spader, Maggie e o diretor Steven Shainberg, pequeno making of, trailer e comentários em áudio do diretor e da roteirista, legendados em português.

Nenhum comentário: