quinta-feira, junho 03, 2004

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (C'Eravamo Tanto Amati)



Acho uma ironia que o filme mais famoso de Ettore Scola seja um dos que mais envelheceram dentre os seus vários trabalhos. Talvez o filme tenha mais a dizer para a geração que viveu os anos 60 e 70 do que para aqueles que não viveram os anos da ditadura ou não têm muita intimidade com os pensamentos de esquerda. Scola voltaria à temática socialista e sua repercussão na vida das pessoas em MARIO, MARIA E MARIO (1993).

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (1974) em alguns momentos parece um filme de Fellini - há até uma homenagem ao clássico A DOCE VIDA, com participação especial de Marcelo Mastroianni e do próprio Fellini. Talvez por causa dessa semelhança eu não tenha gostado tanto desse filme quanto gostei de outros trabalhos de Scola, com narrativas um pouco mais lineares e convencionais.

Senti falta de um personagem com quem me identificar. Nem o personagem de Nino Manfredi (o enfermeiro) nem o de Vitorio Gassman (o milionário) me causaram sequer simpatia. Muito menos o personagem de Stefano Satta Flores (o jornalista cinéfilo), que é apresentado como um cara meio ruim da cabeça. A melhor coisa é mesmo Stefania Sandrelli, que com a sua voz sensual e a sua beleza justificam o interesse dos três marmanjos. Inclusive, a melhor parte do filme é a seqüência inicial em preto e branco, justamente a parte que mostra a juventude dos personagens, acentuando a beleza de Stefania. Depois, o filme vai ficando sem graça.

Dentre os filmes de Scola, o meu preferido continua sendo UM DIA MUITO ESPECIAL (1977), com o envolvente relacionamento entre Marcelo Mastroianni e Sophia Loren. E olha que o filme é narrado quase em tempo real e tem muita conversa. Tenho pouca lembrança de OS NOVOS MONSTROS (1977), filme em episódios co-dirigido por Dino Risi e Mario Monicelli, mas quando vi a fita há muito tempo lembro de ter adorado. Lembro que tinha a Ornella Muti, linda de morrer. Ela também aparece maravilhosa e mais madura em A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO (1991), ao lado da jovem Emmanuelle Béart. Boas lembranças desses filmes. Queria revê-los, principalmente OS NOVOS MONSTROS.

Segue meu Top 10 Scola:

1. UM DIA MUITO ESPECIAL (1977)
2. OS NOVOS MONSTROS (1977)
3. A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO (1991)
4. CONCORRÊNCIA DESLEAL (2001)
5. FEIOS, SUJOS E MALVADOS (1976)
6. CASANOVA E A REVOLUÇÃO (1982)
7. PAIXÃO DE AMOR (1981)
8. NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (1974)
9. ROCCO PAPALEO (1971)
10. O JANTAR (1998)

Nenhum comentário: