domingo, março 14, 2004

O PAGAMENTO (Paycheck)



Tinha decidido que não ia pro cinema nesse fim de semana porque não estou podendo gastar, mas só agüentei até o sábado. Hoje não resisti à tentação. Saber que está passando um filme do John Woo, baseado em Philip K. Dick, num cinema aqui pertinho foi o suficiente para isso.

Bom, o filme não é melhor do que os melhores filmes baseados em Dick (VINGADOR DO FUTURO, BLADE RUNNER, MINORITY REPORT) mas é um bom filme. E pra quem anda dizendo que John Woo não é mais John Woo, digo que esse filme tem mais elementos de suas outras obras do que o anterior – CÓDIGOS DE GUERRA (2002). Woo até forçou a barra em colocar uma pomba numa cena só pra impor uma de suas marcas.

Outra característica de John Woo é brincar com situações inverossímeis a exemplo do que já tinha feito nos ótimos A OUTRA FACE (1997) e MISSÃO IMPOSSÍVEL 2 (2000). Na trama do filme, Ben Affleck é um cientista que aceita participar de uma experiência ultra-secreta e ter sua memória dos últimos três anos apagada. Em troca, ele receberia um cheque bem gordo, que o permitiria passar o resto da vida sem precisar trabalhar. O bicho pega quando, passados os três anos, ele descobre que ele mesmo tinha renunciado a todo o dinheiro e só tinha pra receber um envelope com alguns objetos estranhos a ele.

Interessante notar o quanto Philip K Dick ainda serve de boa matéria-prima para Hollywood fazer filmes de ficção científica bacanas. Pena que a tentativa de Woo de imprimir um ritmo acelerado ao filme não o impediu de se tornar um pouco chato em repetir a já desgastada fórmula do filme de ação. O maior problema do filme é cansar em vez de empolgar. Isso é fatal em filme de ação. Mesmo assim, uma cena como a da perseguição na rodovia é difícil de ser superada esse ano em se tratando de cinema de ação. E a cena no túnel do metrô também é boa pra caramba.

De qualquer maneira, ainda é cedo pra julgar o filme, que pode agradar bastante a muita gente boa, e se revelar até um grande filme no futuro. É possível. Ah, uma coisa que me chamou a atenção foi o olhar apaixonado de Uma Thurman para o Ben Affleck. Ou ela é uma excelente atriz, ou a moça realmente ficou gamada nele durante as filmagens (ambos terminaram um relacionamento com seus parceiros recentemente). Mas deixa pra lá: foi só impressão minha.

Nenhum comentário: