segunda-feira, março 08, 2004

POR UM TRIZ (Out of Time)



Uma das melhores surpresas de 2004, esse thriller de Carl Franklin, estrelado por Denzel Washington, é de dar gosto. POR UM TRIZ é herdeiro dos filmes noir dos anos 40 e 50, com sua trama recheada de mulheres fatais, protagonistas que entram numa fria, apólices de seguro e cadáveres suspeitos. Ao mesmo tempo, o filme tem elementos hitchcockianos e um tipo de tensão que remete a títulos mais modernos como SEM SAÍDA (1987) e a série 24 HORAS.

Na trama, Denzel Washington é delegado de uma cidadezinha do litoral da Flórida, que está em processo de divórcio com a mulher (Eva Mendes, gatíssima), tem um caso com uma mulher casada e recentemente apreendeu milhares de dólares do tráfico de drogas. Logo no início do filme, sabemos que a informação sobre o dinheiro que está no cofre da delegacia é elemento fundamental para a história.

O barato de POR UM TRIZ é que quando a gente pensa que um filme vai pra um lado, um incidente inesperado muda totalmente o rumo dos acontecimentos, deixando o filme em alta tensão. A seqüência do fax é um dos pontos altos do filme, assim como as cenas de briga corpo a corpo.

O filme anda recebendo críticas medianas por aqui. A não ser pelas quatro estrelas dadas pelo Inácio Araújo, a maioria dos críticos não têm gostado tanto do filme. Considero esse filme mais do que um mero entretenimento. E Denzel Washington é sempre ótimo em suas caracterizações.

No domingo, vi outro filme com a beldade Eva Mendes no elenco: LIGADO EM VOCÊ, dos Farrelly, que deixo pra comentar depois.

Nenhum comentário: