segunda-feira, março 29, 2004

DOIS PEQUENOS E BELOS ANIMES



Ontem, pouco antes de ir pra sessão de PACTO DE JUSTIÇA, resolvi ver dois animes que o Marcelo tinha colocado no segundo cd de MILLENIUM ACTRESS pra completar os megabytes disponíveis no disco. Que coisa linda que são esses filminhos. O diretor dos dois trabalhos é um sujeito chamado Shinkai Makoto. Falo um pouco dos dois filmes abaixo.

VOICES OF A DISTANT STAR (Hoshie no Koe)

A impressão que eu tinha antes de ver o filme (que na verdade é um OVA de 25 minutos) era que se tratava de algo bem parecido com NEON GENESIS EVANGELION, por causa do robô gigante. Mas o que o filme aborda, mais do que ficção científica, é o amor e a dor da separação entre dois jovens. Na história, uma garotinha de 15 anos vai pilotar um grande robô e tem a missão de destruir aliens invasores em planetas do nosso sistema solar e em outros sistemas vizinhos. O problema é que ela vai sentir muita saudade do namorado. E ele, dela. A comunicação vai ficar cada vez mais difícil entre os dois, à medida que ela vai se distanciando do planeta Terra. Nem mesmo a alta tecnogia dos celulares do futuro serão capazes de solucionar o problema.

Muito bonita a atmosfera melancólica, o andamento ao mesmo tempo lento e rápido do filme. É lento quando ouvimos os pensamentos dos personagens. É rápido na explicação do que está acontecendo na história. É uma marca dos desenhos japoneses, que têm histórias mais complexas que as animações ocidentais.

Mas o que mais nos deixa impressionado é que esse belo trabalho de arte foi feito por um homem só. Ele fez tudo no seu Mac. Desenhos, trabalho de CGI, a voz do personagem masculino (a esposa dele fez a voz da garota).

SHE AND HER CAT: THEIR STANDING POINTS (Kanojo to Kanojo no Neko)

Esse belo trabalho de 1999 é mais "cute" ainda do que o outro, que é de 2002. É a estréia na direção de Shinkai Makoto e conta uma história do ponto de vista de um gatinho de estimação. O filme é tão curtinho que se eu for contar sobre a história, posso estragar a surpresa de quem se interessar a ver. São apenas 4 minutos de duração. Achei tão prazeiroso que eu tive de rever imediatamente após, pra pegar algumas coisas que eu tinha deixado passar na primeira vez, bem como para me emocionar de novo. É definitivamente um trabalho poético.

Fiquei interessado em outros trabalhos de Makoto e vi que ele só tem mais um curta de 2 minutos chamado THE SMILE, e está na pré-produção do que virá a ser o seu primeiro longa-metragem. Esse filme promete.

Dando uma lida numa entrevista dele na net, vi que temos duas coisas em comum: o seu filme preferido é 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, do Kubrick (filme que, aliás, é pareceido com o VOICES OF A DISTANT STAR); e seu anime preferido é LAPUTA: CASTELO NOS CÉUS, de Hayao Miyazaki. Legal.

Nenhum comentário: