quarta-feira, agosto 13, 2003

IRREVERSÍVEL (Irréversible)



Asssisti ontem ao polêmico filme de Gaspar Noé. Consegui baixar pela internet. Primeira vez que eu baixei um longa-metragem pela net. E também a primeira vez que consegui ver um filme completo, sem dar pausa, pelo computador. Uma prova de que o filme pode ser qualquer coisa, menos chato.

Realmente IRREVERSÍVEL é bem violento. Talvez o filme mais violento que eu já vi. Ou pelo menos ficaria num top 5 se eu fizesse um hoje. Além da famosa cena de estupro de Monica Bellucci, há uma cena bem mais forte, em que Albert Dupontel esmaga a cabeça de um homem com um extintor de incêndio. A cena é bem forte. Mas a violência sexual na persoangem de Bellucci chega a ser mais incômodo, por levar mais tempo. É um exercício de tortura para o espectador. IRREVERSÍVEL é filme pra deixar os seus batimentos cardíacos mais rápidos.

Narrado de traz pra frente, como AMNÉSIA, de Christopher Nolan, o filme começa bem hardcore, pra depois ir se acalmando no final. A idéia do filme de trás pra frente pode também ser vista no curta PALÍNDROMO, de Philipe Barcinski (um dos melhores curtas que eu já vi); no excelente videoclipe do Coldplay para a canção "The Scientist"; num episódio da série ARQUIVO X; e até num episódio do SEINFELD, que infelizmente eu ainda não pude conferir e fico aguardando a reprise na Sony. Vê-se que a idéia não é totalmente nova ou original. Mas o pulso que Noé dá ao seu filme é digno de nota. E a violência inicial ganha sentido à medida que o filme se encaminha para o final/começo.

Monica Bellucci nunca vi tão bonita. Interessante que ela já tinha feito um outro filme em que era torturada e humilhada - MALÈNA (2000). Vai ver ela gosta da idéia. No próximo ano poderemos vê-la como Maria Madalena no filme THE PASSION, de Mel Gibson.

Quer tentar baixar o filme também? Clique aqui.

Nenhum comentário: