quinta-feira, agosto 28, 2003

LISBELA E O PRISIONEIRO



Ontem fui para uma sessão do novo filme do Guel Arraes. Sabem o que eu mais gostei? Foi ver a sala de cinema quase lotada pra ver um filme brasileiro. Foi bom ouvir o pessoal gargalhar das situações engraçadas do filme. Tá certo que tem a máquina da Rede Globo por trás e o filme é comercial e tal. Mas o legal é que ele é uma filme de diversão popular. E no meu caso, ele foi visto num cinema popular. É como se a platéia estivesse indo para um circo ver palhaços ou para uma peça cômica.

Não teria ido com boa vontade ver o novo filme se não fosse o Jorge Furtado no roteiro (junto com Arraes e Pedro Cardoso) e Los Hermanos na trilha sonora, ainda que no filme eu não tenha ouvido quase nada da faixa cantada por eles.

Talvez o principal problema do filme é estar à sombra de O AUTO DA COMPADECIDA, que já é um filme que eu nem gosto tanto assim. Guel Arraes repetiu um monte de coisa. Além de ter escalado Selton Mello e Marco Nanini, repetindo papéis bem parecidos com o de Chicó e do cangaceiro, algumas situações são idênticas, como a cena em que Selton Mello, na cama com a mulher casada, se esconde do marido. O sotaque é o mesmo também.

Mas vamos ao lado positivo: Debora Falabella está bem bonita no papel, o filme é ágil... Mas a melhor coisa do filme é mesmo Tadeu Melo como o Cabo Citonho. Pra quem só conhece ele como um arremedo de Zacarias no programa do Didi, vai ter uma surpresa em vê-lo tão engraçado.

O humor é bem ingênuo, circense, e ao mesmo tempo com uma tendência a mostrar sensualidade. Pelo menos até o que se pode de um filme censura livre.

A piada sobre cornos é bem coisa de nordestino mesmo. Lembro de um cara que mora lá perto de casa e que só fala de corno, faz brincadeiras desse tipo. Alguns exemplos:

Corno 120: Vê a mulher fazendo um 69 e vai correndo pro bar tomar 51

Corno 7 de setembro: Aquele que a mulher só dá bandeira.

Corno Abelha: Vai pra rua, faz cera e chega em casa cheio de mel

Corno Amnésia: Esse sabe que é corno mais não se lembra

Corno Analfabeto: Esse leva os bilhetes da mulher para o Ricardão

Corno Arquivado: É o corno que conseguiu o divórcio

Corno Ateu: Aquele que leva chifre e não acredita

Mais dessas bobagens no site Brega Puro

Nenhum comentário: