quarta-feira, agosto 27, 2003

FESTIVAL TAKASHI MIIKE



Puta que pariu!! É o que mais a gente fala vendo alguns dos filmes desse doido de pedra chamado Takashi Miike. Principalmente o mais violento de todos os filmes que eu já vi: ICHI THE KILLER. Todos os filmes ainda estão inéditos no Brasil e parece que ICHI não saiu nos EUA por causa da violência extrema. Vou comentar três filmes do homem, vistos, mais uma vez, graças ao amigo Fab Rib. Já tinha visto um filme desse diretor: AUDITION (2000), que tenho em DVD importado.

ICHI THE KILLER (Koroshiya 1)

O que diriam de um filme que mostra um homem cortando a própria língua para pagar um débito com a máfia? Essa cena talvez seja a mais absurdamente doentia do filme, mas ainda tem muito mais. ICHI THE KILLER (2001) ainda tem uma cena de tortura envolvendo ganchos que penduram um homem pelo couro das costas e o desgraçado ainda recebe óleo quente de camarão frito (!!!); uma mulher tendo seus mamilos arrancados aos gritos; um homem tendo seu lado da bochecha arrancado com as mãos; um outro que mata as vítimas deixando seus corpos em pedaços e fica de pau duro quando vê sangue; um homem que arranca um braço do outro com as próprias mãos... Melhor parar por aqui. E o pior é que ainda sobra tempo pra história. E a história é um pouco intricada e deu até vontade de começar a ver de novo pra entender melhor. Mas tem que ter coragem pra ver de novo, porque, sinceramente, não acredito que exista filme mais violento que esse. Fico imaginando um filme desses passando no cinema. A quantidade de pessoas deixando a sala deve ser enorme. Dois personagens são muito interessantes: Ichi, um rapaz meio retardado que mata as pessoas violentamente depois de hipnotizado; e Kakihara, o sado-masoquista braço direito do chefe da gangue, que tem os lados da boca cortados e presos por piercings. Esse último personagem é realmente assustador. E depois falam da cena de tortura de CÃES DE ALUGUEL, do Tarantino... Eles não viram nada.

FUDOH - THE NEW GENERATION (Gokudô sengokushi: Fudô)

FUDOH (1996) é também bem violento, tem litros de sangue espirrando pela tela, mas como o tom do filme é comédia, a coisa fica bem mais leve. Esse é o tal filme que ficou famoso por ter uma garota que atira dardos pela boceta, e ainda esconde um segredinho que não vou contar aqui. Na história, um garoto da família Fudoh, vê seu pai matando o próprio filho e arrancar a cabeça para pagamento de dívidas com a máfia. Ele cresce e planeja se vingar daqueles responsáveis pela morte do irmão. O filme é totalmente irresponsável: mostra garotinhos de menos de dez anos atirando com armas (quem reclamou de CIDADE DE DEUS deve repudiar esse filme), jogando futebol com a cabeça de um homem como bola e participando da gangue de Fudoh. A tal garota que atira dardos é bem sexy. Só vendo, hein. No filme, Miike manda pro espaço a ética e mostra a família despedaçada. Mas o tema "família" vai aparecer mais forte em VISITOR Q (2001).

VISITOR Q (Bizika Q)

Esse curiosamente acabou sendo o filme mais agradável do Miike. Agradável de se ver, de se acompanhar. Apesar de ter cenas de pai transando com filha, filho espancando a mãe, pai transando com uma mulher morta, sadomasoquismo, mãe jorrando leite dos peitos a litros. (Isso me lembrou da bizarrice de AGUA QUENTE SOBRE PONTE VERMELHA, do Shohei Imammura, que mostra uma mulher que jorra litros d´água quando goza. Hehehe). Pois bem. Apesar de tudo isso, o filme é incrivelmente leve. Faz oposição direta ao peso e à violência explícita de ICHI THE KILLER. O tema de Miike dessa vez é a família, a base familiar. Há, por incrível que pareça, uma moral nessa comédia surrealista. Mas é uma moral distorcida, coisa da mente doentia de Miike mesmo. Hehehe.. Também gostei de ter visto o filme em divx, com imagem muito boa em fullscreen. Dá até pra assistir com uma certa distância do computador, como se fosse mesmo uma tv de 14 polegadas. As legendas grandes ajudaram. Um detalhe que incomoda é o fato do pudor que os japoneses tem em mostrar a genitália. Incomodam aquelas bolinhas nas cenas de nudez. Soube depois que isso acontece porque é proibido, é crime mostrar a genitália ou os pêlos pubianos nos filmes japoneses. Bela canção que toca no final. No IMDB há vários comentários elogiosos dos usuários.

Nenhum comentário: