quarta-feira, julho 02, 2003

SABOTADOR (Saboteur)



Acabei de ver mais um filme de Hitchcock daquela valiosa coleção da Universal. Será que não vão lançar mais títulos? Tomara que sim. O que acabei de ver foi SABOTADOR (1942), que conta a história de um homem que é acusado de um crime que não cometeu e foge da polícia a fim de provar sua inocência. Assistindo o "making of" que vem no DVD vi que o plot é parecido com o de OS 39 DEGRAUS (1939???). Não percebi - faz tempo que vi esse filme da fase inglesa de Hitch.

O interessante de SABOTADOR é o fato de ter sido rodado em plena 2a Guerra Mundial. Enquanto se preparava o filme, os japoneses atacavam Pearl Harbor. E a temática do filme era bem atual, mostrando espiões alemães estragando os planos dos americanos.

Este filme não é bem um dos meus preferidos de Hitch, apesar de considerá-lo muito bom. Mas "muito bom" deixa o filme em quarta categoria. Eu classifico mais ou menos assim:

As obras-primas: PSICOSE, OS PÁSSAROS, FESTIM DIABÓLICO, UM CORPO QUE CAI, JANELA INDISCRETA... Os excelentes: O HOMEM ERRADO, PACTO SINISTRO, O TERCEIRO TIRO, REBECCA... Os ótimos: À SOMBRA DE UMA DÚVIDA, SUSPEITA, INTRIGA INTERNACIONAL... Os muito bons, onde SABOTADOR e outros filmes do mestre entrariam.

Talvez não tenha gostado tanto pelo fato de ser um filme de espionagem, ou quase isso. Prefiro Hitchcock longe de assuntos políticos e internacionais. Gosto dele em cidades pequenas, num condomínio, num apartamento etc.

Mas SABOTADOR tem ótimas cenas: a da Estátua da Liberdade, a cena do encontro com o grupo de circo, o encontro com o homem cego, a cena da festa. Também não gostei do ator principal, Robert Cummings. Melhor é o vilão, vivido por Norman Lloyd. Norman, inclusive, é o único a contar tudo dos bastidores do filme no documentário de 35 minutos que vem no DVD. Talvez por ser um dos únicos que ainda estão vivos. Ele está bem velho agora (claro) e é conhecido pelas platéias mais jovens (eu incluso) como aquele professor que substitui Robin Williams no final de SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (1989). Eu tinha que falar desse filme, né? hehehe

Nenhum comentário: