quinta-feira, julho 17, 2003

YIMOU E FORSTER



Por enquanto, a safra de filmes que eu peguei na locadora ontem está bem boa. Comento dois ótimos dramas que vi há pouco.

O CAMINHO PARA CASA ( Wo de fu qin mu qin )

Acabei de ver esse filme maravilhoso do Zhang Yimou. Esse diretor já tinha me feito chorar com o excelente TEMPOS DE VIVER, quando eu vi em vhs alguns anos atrás. Agora, já nem sei mais qual é o meu favorito dele. O CAMINHO PARA CASA é uma bela história de amor. Dessas de fazer você olhar a vida com outros olhos. No filme, a linda Zhang Ziyi (antes de descer o cacete em O TIGRE E O DRAGÃO) é uma garota do interior que se apaixona por um jovem professor vindo da cidade. A paixão que ela sente, as pequenas coisas que ela faz para lhe agradar, as dolorosas separações, a expressão em seu rosto, tudo contribui para o clima de amor puro que permeia todo o filme. Mas o filme começa mesmo com ela já velha e o seu amado marido tinha acabado de morrer. Ela pretende fazer uma homenagem a ele, levando o corpo da aldeia à cidade, para que ele não esqueça do caminho de casa. O DVD, diferente do que consta na caixa, está em widescreen 1:2,35. Ótimo, hein! O único ponto negativo é a ausência de extras - não tem nem o trailler. Mesmo assim, vale a pena levar pra casa essa maravilha, que está com ótima qualidade de som e imagem. Agora é esperar o próximo filme de Yimou: o aguardado HERO, também com Zhang Ziyi!

GRITOS NA NOITE (Everything Put Together)

Ótimo drama de Marc Forster, diretor de A ÚLTIMA CEIA, filme que deu o Oscar de melhor atriz para Hale Berry. Parece que ele é mesmo especialista em filmes que contam com papéis femininos fortes. GRITOS NA NOITE é protagonizado por Radha Mitchell, excelente no papel de uma mulher grávida que vê o seu mundo ruir, logo após o parto. Alguns críticos americanos compararam o clima do filme com O BEBÊ DE ROSEMARY e REPULSA AO SEXO, ambos de Polanski. Eu senti esse clima também. Falando assim, quem não viu o filme pode até pensar que é um filme de terror. Mas não. O que o filme mostra é uma espécie de inferno astral, filmado aparentemente em câmera digital de baixa resolução para deixar as coisas bem mais reais. Como o título original diz: é tudo de ruim acontecendo ao mesmo tempo. Perturbador, o filme traz à tona discussões sobre a natureza feminina, o medo, a insegurança, a falha da sociedade americana e o que acontece quando você se sente totalmente só no mundo. Radha Mitchell é produtora associada do filme, que ganhou prêmio especial do júri no festival de Sundance.

Nenhum comentário: