quarta-feira, julho 09, 2003

CASTLE E CORMAN



Hoje foi dia de eu ver dois filmes de dois mestres do cinema B de terror da década de 60. Coincidentemente os dois filmes são do mesmo ano - 1963 - e são lançamentos recentes em DVD de boa qualidade pela Classic-Line e Columbia.

O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO-X (X - The Man with the X-Ray Eyes)

Lembro que o Reichenbach colocou na sua extinta coluna uma lista de filmes cultuados bem interessante. Esse filme do Roger Corman estava lá e desde então me despertou a curiosidade. O filme é ótimo. Achei melhor até do que as produções de Corman do ciclo Poe/Vincent Price. E o final ficou muito bom!! Na história, Ray Milland é o médico e cientista que desenvolve uma solução que, aplicada aos olhos, faz com que a pessoa enxergue além do que um olho normal pode ver. Só lamentei que na seqüência da dança, em que ele vê as mulheres sem as roupas, o filme foi bem puritano em não mostrar nada de nudez. No mais, é um filmão, com uma bela fotografia a cores. Destaque para os efeitos especiais coloridos.

ALMAS MORTAS (Strait-Jacket)

Esse filme de William Castle, o homem que dava choque na platéia, deve ser um ponto alto em sua carreira. Digo "deve ser" porque nunca vi nenhum outro filme dele. Mas a julgar pelos traillers de 13 FANTASMAS e MR. SARDONICUS que aparecem de extras no DVD, acredito que é sim. Matando a pau (digo, a machadadas) o filme tem a horripilante Joan Crawford no papel da mulher que mata o marido usando o machado, na frente da própria filha. Isso é que é gostar de ser repugnante - depois do extraordinário papel em O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE? (1962), de Robert Aldrich, a mulher volta num papel ainda mais hardcore. Há uma semelhança desse filme com PSICOSE (1960) do Hitchcock. É claro que não tem a classe do mestre do suspense, mas numa coisa a obra de Castle supera: a surpresa final. Jamais eu esperaria um final daqueles.

No DVD tem um pequeno documentário sobre os bastidores do filme, traillers desse e de outros filmes de Castle e testes de figurino e maquiagem para Joan Crawford. O trailler de ALMAS MORTAS é mais um lembrete pro espectador ver o filme do começo e não revelar o final pra ninguém. Ótima estratégia de marketing. Em outro trailler (MR. SARDONICUS), outra curiosidade: pela primeira vez, o público pode escolher o destino final do seu personagem. Nos cinemas americanos foi entregue um papel com uma mão. Você escolhe, botando o polegar pra cima ou pra baixo, o destino final de Mr. Sardonicus. O começo da interatividade no cinema e precursor do "Você Decide" da Rede Globo.

Nenhum comentário: