domingo, julho 31, 2016

FREE THE NIPPLE



O meu interesse por esse filme não foi pela temática. Que é até interessante e louvável, mas o meu interesse é mesmo por Lola Kirke. Fiquei gamado nessa menina quando a vi em MISTRESS AMERICA e depois a acompanhei na excelente série MOZART IN THE JUNGLE, que eu fico torcendo para que tenha uma terceira temporada a caminho. Oremos. Enquanto isso, fui buscar outros trabalhos da atriz. E este me chamou a atenção.

FREE THE NIPPLE (2014) é um filme dirigido e estrelado por Lina Esco e é um trabalho com fortes tintas políticas, embora mesmo quem não seja feminista pode querer dar uma conferida no filme por motivos óbvios, embora possa se decepcionar, caso o interesse for apenas ver os seios das moças. Até porque o filme, apesar de mostrar vez ou outra, não explora isso. Muito provavelmente por ser uma diretora no comando.

Lina Esco interpreta With, uma jornalista freelancer que fica bastante interessada em uma manifestação de um grupo de moças que reivindica a liberdade de poder sair na rua sem a parte de cima da roupa, como um homem tem direito. Inclusive, isso já é direito em vários estados americanos, embora a sociedade não saiba e continue tratando como atentado ao pudor ou coisa parecida.

A líder da turma é Liv, uma moça ousada e disposta a liderar o movimento. Logo na cena de abertura do filme, ela se destaca em meio às outras colegas corajosas em uma manifestação nas ruas de Nova York. Logo elas são presas. Quando soltas, With quer que Liv lhe dê uma entrevista. Seria uma matéria interessante para o jornal onde esta estava trabalhando. O problema é que ninguém se interessa pelo assunto. E elas começam uma luta para chamar a atenção em todo o país.

Uma pena que o filme pareça tão inofensivo quando poderia ser mais transgressor – embora eu ainda não saiba como. Há também um pequeno problema de personagens pouco interessantes. O filme foca mais na relação de amizade entre Liv e With, mas nem mesmo essa amizade é explorada com mais profundidade. Poderia render ao menos bons momentos. De todo modo, é sempre bom lembrar que exibir fotos com seios expostos no Facebook continua sendo proibido, o que é uma vergonha.

Nenhum comentário: