quarta-feira, julho 13, 2016

CINCO FILMES SOBRE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA



Há vários filmes sobre lutas sobre a sobrevivência, mas nos últimos dois anos a quantidade de títulos com essa temática aparecendo no circuito tem se destacado. A seleção que reuni abaixo é mais para tentar diminuir o meu débito na quantidade de filmes vistos e não comentados aqui no blog. De qualquer maneira, aqui é o caso de obras que não mereceriam mesmo análises mais apuradas, ainda que sejam bons filmes – ou ao menos medianos. Então, não me incomodo em deixá-los juntos, em uma única postagem.

EVERESTE (Everest)

Em EVERESTE (2015), o que vemos não é exatamente um caso de acidente. Seus personagens, baseados em pessoas reais, são homens que já sabiam dos riscos de escalar a maior montanha do planeta. Já sabiam que poucos sobreviveram ao tentar atingir o pico. O filme de Baltasar Kormákur traz alguns nomes bem conhecidos no elenco em papéis de destaque, como Jason Clarke, Jake Gyllenhaal, Josh Brolin e Keira Knightley. A história se passa em 1996 e mostra dois grupos de alpinistas que se unem na tentativa de escalar o Evereste. O drama se mostra às vezes eficiente, até porque a história é um tanto desesperadora mesmo, mas ficaríamos felizes se o resultado fosse algo mais intenso. De todo modo, serve ao menos para não recomendar o lugar para se passar as férias.

MAZE RUNNER - CORRER OU MORRER (The Maze Runner)

Quando MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER (2014) passou nos cinemas eu não cheguei a ver. Não me interessei muito. Mas quando sua continuação estreou, resolvi baixar este primeiro filme para ver em casa. Trata-se de uma das melhores franquias juvenis da atualidade. Até porque a maioria é ruim mesmo. Além do mais, MAZE RUNNER pode ter revelado um novo astro, Dylan O’Brien. Na trama, em um mundo pós-apocalíptico (essa é a moda agora, o futuro distópico), o jovem Thomas é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos, assim como ele, com a memória apagada. Há um labirinto com monstros que torna o filme bem interessante e que é responsável por algumas das melhores e mais tensas cenas. Thomas acaba se tornando o mais corajoso do grupo, pois é o único que quer abandonar a vida naquele espaço e ultrapassar as barreiras. Os bons o seguem.

OS 33 (The 33)

Esta sim é uma baita história de sobrevivência, baseada no que aconteceu com um grupo de mineiros chilenos em agosto de 2010. Eles ficaram soterrados dentro de uma mina durante 69 dias, com racionamento de comida e com a esperança de saírem vivos cada vez menor. O ideal seria uma produção falada em espanhol com atores latinos, de preferência todos (ou quase todos) chilenos. Em vez disso, temos gente de várias nacionalidades, como Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, James Brolin, Lou Diamond Phillips e Oscar Nuñez. OS 33 (2015) tem a vantagem de trazer a melhor interpretação de Antonio Banderas em muito tempo. Ele interpreta o líder do grupo de mineiros e o responsável pelos ânimos e por uma série de coisas que ocasiona a possibilidade de sobrevivência do grupo. A diretora mexicana Patricia Riggen dirigiu recentemente um melodrama cristão chamado MILAGRES DO PARAÍSO (2016), que acabei não vendo.

NO CORAÇÃO DO MAR (In the Heart of the Sea)

Ron Howard é daqueles diretores sem muita personalidade, embora tenha no currículo alguns títulos muito bons. NO CORAÇÃO DO MAR (2015) é o caso de filme mediano, que tenta se equilibrar principalmente na sua produção, mas que acaba não funcionando bem como registro da luta pela sobrevivência de um homem em um baleeiro atingido por uma baleia feroz. Pra começar, Chris Hemsworth não tem muito carisma para segurar um filme, por mais que Hollywood queira fazer com que a gente o engula. Mas há um elenco de apoio bom, formado por gente como Benjamin Walker, Cillian Murphy, Brendan Gleeson e Ben Wishaw. A história se passa em 1820 e supostamente serviu de base para que Herman Melville escrevesse o clássico Moby Dick (1951). Pelo que aparece no filme, Melville deu uma suavizada em algumas cenas mais perturbadoras, envolvendo pessoas tendo que comer carne humana para continuarem vivas.

HORAS DECISIVAS (The Finest Hours)

Eis um exemplar bem típico da Disney sobre uma história de bravura e sobrevivência. Quase não há personagens femininas, mas a única delas, a que se interessa e luta pelo resgate de seu noivo (Chris Pine), é bem interessante. No mais, o filme de Craig Gillespie contém mais personagens masculinos mesmo. Destaque para Casey Affleck, Ben Foster e Eric Bana. Em HORAS DECISIVAS (2016, foto), uma grande nevasca leva uma plataforma de petróleo a se rachar, lançando 84 tripulantes ao mar. Enquanto a tempestade dificulta a sobrevivência do grupo, uma equipe de guardas costeiros busca resgatar as vítimas. Como o filme se passa em 1952, há que se dar um desconto pelo ar um tanto antiquado e inocente que predomina em toda a sua metragem, inclusive em seu desfecho. Pelo visto, a Disney parece querer que o tempo tenha parado na década de 1950.

Nenhum comentário: