domingo, agosto 24, 2014

SEX TAPE – PERDIDO NA NUVEM (Sex Tape)



Relacionamentos amorosos são complicados. E ficam mais ainda quando a rotina chega para quebrar o encanto e o tesão que imperavam no início. Claro que há exceções e pessoas que se sentem muito mais felizes durante a fase do matrimônio do que na época do namoro. Mas talvez sejam pessoas nascidas para casar, ou pessoas mais pragmáticas, que sentem prazer com a rotina e curtem cada momento que passam com o cônjuge e os filhos. Porém, uma pergunta que costuma ser dita, até de maneira jocosa, é: "você acredita em sexo depois do casamento?". Essa é mais ou menos a questão inicial de SEX TAPE – PERDIDO NA NUVEM (2014), de Jake Kasdan. O próprio pai da noiva, no momento em que é anunciado o casamento da filha diz: "adeus, sexo".

Mas não entremos nesse mérito. Apenas aceitemos como um fato para o ponto de partida da história dos dois protagonistas do filme, Annie (Cameron Diaz) e Jay (Jason Segel). Annie escreve um blog sobre a vida conjugal e uma de suas postagens é bastante divertida: fala justamente do início do relacionamento: a primeira vez em que Jay viu seus seios, as primeiras transas, o gosto pelas aventuras em locais públicos, as constantes ereções de Jay etc. Tudo isso acaba se perdendo com as prioridades: as crianças e as preocupações relativas à vida profissional.

O filme até poderia se estender nessa questão da deterioração do casamento, como acontece em BEM-VINDO AOS 40, de Judd Apatow, mas o foco do filme é uma situação mais cômica. A falta de sexo na relação culmina numa noite especial em que o casal, sem conseguir entrar no clima como no passado, e usando o álcool para dar aquela animada, pensam numa ideia interessante e excitante: por que não fazerem eles mesmos um filme pornô caseiro? E assim acontece. O que Jay não previa é que seu iPad, graças a um novo aplicativo, enviaria automaticamente para todos os demais iPads "irmãos" o mesmo arquivo de vídeo contendo três horas de sexo nas mais diversas posições sexuais.

SEX TAPE foi vendido como o primeiro filme contendo a nudez de Cameron Diaz, essa moça linda que foi revelada em O MÁSKARA, em 1994, e deixou muita gente com o coração palpitando, tal a beleza. Depois, ainda se revelou uma comediante de mão cheia, tendo como um de seus papéis mais marcantes a comédia dos irmãos Farrelly QUEM VAI FICAR COM MARY?. Embora tenha se mostrado à vontade também em dramas, é para as comédias que ela parece ter nascido. Uma de suas características é nunca ter medo do ridículo.

Porém, quem for ao cinema só para ver a atriz pelada pode acabar se decepcionando um pouco, pois são apenas segundos na tela. E nada de nudez frontal. Mas creio que ninguém vai pedir o dinheiro de volta por causa disso, pois o filme compensa isso com uma série de situações bem divertidas, com Rob Lowe roubando a cena e uma participação bem especial de Jack Black. A cena na casa do personagem de Lowe é, provavelmente, o ponto alto do filme.

O diretor, Jake Kasdan, foi um dos responsáveis por uma das séries cômicas mais cultuadas dos últimos anos, FREAKS & GEEKS (1999-2000), e embora não esteja tão bem na fita quanto seus colegas Judd Apatow e Paul Feig, e de ainda se dedicar mais à televisão do que ao cinema, podemos ver SEX TAPE como um de seus filmes mais divertidos, tanto pela parceria com seu amigo de longa data Jason Segel (desde os tempos de FREAKS & GEEKS) quanto pela presença de Cameron Diaz, que trabalhou com ele em PROFESSORA SEM CLASSE (2011), que já tem uma sequência agendada.

Nenhum comentário: