sábado, maio 12, 2012

BIG BANG: A TEORIA – A QUINTA TEMPORADA COMPLETA (The Big Bang Theory – The Complete Fifth Season)




A quinta temporada de BIG BANG: A TEORIA (2011-2012), que marcou também o seu centésimo episódio, foi uma temporada de autoafirmação da série. Embora não tenha o alto número de episódios brilhantes como a insuperável segunda temporada (2008-2009), esta quinta é a prova de que a série amadureceu para melhor ao longo dos anos. Os personagens masculinos, ainda que mantenham suas características básicas, mudaram no quesito relacionamento, algo que já vinha acontecendo nas temporadas anteriores, mas que nesta quinta só aumenta, já que o próprio Sheldon assume o namoro com Amy, muito embora o sexo até agora não tenha rolado.

Esta temporada teve participações especiais do físico Stephen Hawking e de Leonard Nimoy, apenas como voz, num episódio bem divertido, em que Penny dá de presente a Leonard e a Sheldon dois bonecos de Star Trek. O único personagem que parece ter ficado estagnado, apesar de ter terminado com chave de ouro a temporada anterior, é Raj, que é o único solteiro e que ainda não conseguiu resolver o seu problema de travar a fala quando está na presença de mulheres. Mas creio que se mexerem com essa característica do personagem, vai perder um pouco da graça que ele tem. O fato de ele ser muito amigo de Howard e de meio que confundir a amizade com amor é outro fato engraçado e que rende bons momentos para a série.

Senti uma melhora considerável nos episódios finais, que lidam com o casamento de Howard com Bernadette. Essa série de episódios traria tanto momentos engraçados quanto comoventes, como é o caso do episódio final. A evolução de Sheldon em sua tentativa de ser mais sociável foi também uma forte marca dessa temporada. E embora digam que Johnny Galecki, que faz o Leonard, é o menos engraçado dos quatro, deve-se dar o crédito ao fato de ele ser uma espécie de escada para os demais brilharem. Kaley Cuoco, a Penny, também está cada vez mais à vontade no papel. É como se ela estivesse com aquele grupo de nerds desde a infância e em vários momentos ela se mostra adorável com todos. É a gangue Big Bang crescendo, adicionando mais personagens de sucesso, como Amy e Bernadette, e se afirmando como uma das sitcoms mais importantes da história da televisão americana.

Meu top 5 da temporada:

1. "The Countdown Reflection". O final da temporada, com Howard na nave espacial, lembrando os dias anteriores à sua entrada na nave, já entrou para a história da série como um de seus melhores e mais tocantes episódios.

2. "The Ornithophobia Diffusion". Sheldon tenta lidar com a sua fobia de aves. No início ele tenta expulsar um passarinho que está na janela de seu apartamento.

3. "The Speckerman Reccurrence". Leonard recebe uma carta de um ex-colega de escola que o humilhava, praticando bullying, e considera se deve aceitar ou não sua amizade. Ao mesmo tempo, Penny tenta diminuir o seu carma de ser do time de quem praticava bullying no tempo de escola.

4. "The Launch Acceleration". Howard recebe a notícia de que a sua partida para o espaço foi antecipada, coincidindo com a data de seu casamento. Morrendo de medo de morrer no espaço, ele procura falar com o pai de Bernadette, achando que ele vai impedi-lo de adiar o casamento. Enquanto isso, Amy tenta arranjar meios de fazer com que Sheldon se apaixone por ela.

5. "The Stag Convergence". Os rapazes resolvem fazer uma despedida de solteiro para Howard, mas a festa não tem muita graça, pois não tem mulheres contratadas ou nada do tipo. Durante o jantar, detalhes do passado do noivo vão parar na internet.