domingo, maio 27, 2012

A GUERRA ESTÁ DECLARADA (La Guerre Est Déclarée)



Por mais que se diga que A GUERRA ESTÁ DECLARADA (2011) é um filme sobre câncer que abre mão do sentimentalismo, há vários momentos extremamente emocionais. A própria natureza do enredo e o fato de ser um garotinho o portador da doença contribuem para que acompanhemos as preocupações do jovem casal de pais, Romeo (Jérémie Elkaïm) e Juliette (Valérie Donzelli), em relação, inicialmente, a coisas aparentemente banais, como por que o filho chora tanto, por que ele está vomitando, por que ele demora tanto a andar etc. São preocupações que qualquer casal deve sentir.

Dirigido pela própria atriz, Valérie Donzelli, o filme começa com o filho do casal sendo submetido a uma daquelas terríveis tomografias, numa daquelas máquinas gigantes e barulhentas que remetem a O EXORCISTA. A partir daí a narrativa volta no tempo até o momento em que os dois se conhecem numa festa e se sentem feitos um para o outro, até pela coincidência de terem os nomes de batismo dos personagens shakespearianos. Aí vem o bebê, Adam. Que torna a vida do casal muito mais difícil e que os levam preocupados a diversos médicos, até descobrirem a doença da criança.

Alguns momentos são particularmente dignos de nota por serem quase como um choro abafado, como na sequência em que Juliette está no hospital, em Marseille, abalada com a notícia de que o filho tem um tumor no cérebro e liga para o celular do marido, que ficou em Paris, cuidando da casa. O momento é intensificado pela escolha da música de fundo: Vivaldi, mais particularmente o Concerto nº 4 em Fá menor, Op.8, Inverno, das Quatro Estações, provavelmente o trecho ao mesmo tempo mais tenso e mais belamente intenso da obra. A beleza extraordinária da música contrasta com a dor daquela situação e gera uma emoção que só não chega a ser conflitante porque a tragédia, para a obra de arte, é algo dotado de extrema beleza.

No mais, com a dedicação do casal ao filho, a entrega total de suas vidas, o desgaste emocional que prejudica a relação, há momentos em que o filme precisa fugir daquele ambiente do hospital, e Romeo e Juliette se permitem ir a uma festa (em uma das melhores sequências do filme) ou a um parque de diversões. Esses momentos servem para nos lembrar da vida lá fora, que eles estão perdendo, que o pequeno Adam está perdendo. Mesmo um momento à Honoré, como a sequência cantada dos dois, que traz um pouco de irregularidade ao filme, também contribui com mais beleza.

A GUERRA ESTÁ DECLARADA foi escolhido para representar a França no Oscar de filme em língua estrangeira este ano. Valérie Donzelli e Jérémie Elkaïm são casados e também são autores do roteiro. Este é o segundo projeto dos dois e um terceiro está a caminho, também a ser dirigido por Valérie.