sexta-feira, outubro 30, 2009

O RETORNO DA MALDIÇÃO - A MÃE DAS LÁGRIMAS (La Terza Madre / Mother of Tears: The Third Mother / Mother of Tears)



Os filmes de Dario Argento desta década não chegam a ter o brilhantismo de sua melhor fase, nas décadas de 70 e 80, mas mesmo os mais controversos, como JOGADOR MISTERIOSO (2004) e VOCÊ GOSTA DE HITCHCOCK? (2005), me agradaram bastante. Por isso que não estava levando muito a sério as críticas pesadas que O RETORNO DA MALDIÇÃO - A MÃE DAS LÁGRIMAS (2007) estava recebendo. Mas, infelizmente, devo dizer que o nosso querido maestro chegou ao fundo do poço com este que deveria ser o grande retorno aos bons tempos, fechando uma trilogia inacabada, iniciada com as obras-primas SUSPIRIA (1977) e A MANSÃO DO INFERNO (1980). Antes a trilogia permanecesse inacabada, se soubéssemos que o resultado final deste terceiro filme seria tão ruim, tão distante do brilhantismo e do mistério dos outros dois "capítulos" da saga das três bruxas.

Antes de mais nada, o fato de o filme ser mais explicadinho tira toda a graça e o mistério que tornava os outros trabalhos enigmáticos e belos, tendo furos ou não na trama. Além do mais, o Argento mestre dos travellings parece ter desaparecido. Ele filma de maneira convencional e cria uma trama ridícula, que em momento algum contribui para a criação de uma atmosfera de medo ou suspense. Na história, Asia Argento é a filha de uma das jovens que enfrentaram a "Mãe dos Suspiros" em SUSPIRIA. Através do contato com uma urna do século XVIII e com a posterior morte de sua amiga por forças sobrenaturais malignas, ela aos poucos passa a descobrir que a Mãe das Lágrimas, a mais poderosa das três bruxas, voltou à vida. Isso leva o mundo ao caos, com as pessoas cometendo atos brutais nas ruas, como jogar o próprio filho de uma ponte, por exemplo. Ao mesmo tempo, bruxas de todo o mundo chegam a Roma para receber a Mãe das Lágrimas.

Argento não poupa cenas gore, mas como isso não é o suficiente para fazer um grande filme, o resultado final é, além de tosco, muito vulgar. Acredito que só com muito bom humor e muita boa vontade para curtir o filme mesmo. Fiquei até desanimado para conferir o mais novo Argento, GIALLO - REFÉNS DO MEDO (2009), lançado há pouco nas locadoras. Mesmo assim, não acredito que possa ser pior que LA TERZA MADRE. O filme corrompe não apenas a filmografia do maestro, mas também a de sua filha, Asia, que vinha de produções de primeira linha, dirigidas por cineastas brilhantes como Gus Van Sant, George A. Romero, Sofia Coppola, Tony Gatlif, Olivier Assayas, Abel Ferrara e Catherine Breillat. Sem falar no ótimo CORAÇÃO MALDITO, que a própria Asia dirigiu e atuou. Quer dizer, poucas atrizes tiveram a sorte de trabalhar com tanta gente de respeito nos últimos anos. A nova parceria com o pai foi um deslize fácil de entender e de perdoar. Todo mundo erra, não é?

Nenhum comentário: