sábado, março 21, 2009

BIG BANG: A TEORIA – A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA (The Big Bang Theory – The Complete First Season)























O formato clássico das sitcoms está de volta com BIG BANG: A TEORIA. Dizem que a segunda temporada, que está no ar nos Estados Unidos atualmente, é ótima, bem melhor que a primeira. Mas assim como alguns personagens da série, eu também tenho minhas manias, que fui ganhando com o tempo, entre elas, começar uma série do começo, em vez de ver um episódio aleatoriamente como costumava fazer no passado. Por isso, mesmo de posse já de alguns episódios da segunda, resolvi baixar a primeira temporada (2007-2008) primeiro. É fácil gostar da série, apesar de não ser tão engraçada quanto THE OFFICE nem muito menos quanto SEINFELD, embora seja com essa última que ela mais tenha pontos em comum.

Em ambas há o grupo de amigos homens e uma mulher. Mas se na clássica obra de Jerry Seinfeld e Larry David havia um trio de tipos esquisitos, mas que chegam perto da normalidade, em BIG BANG: A TEORIA, temos quatro nerds super-esquisitos e uma loira gostosa morando no apartamento ao lado de dois deles. A chegada de Penny, a loira que balança o coração do menos esquisito da turma, Leonard, dá o pontapé inicial para a série. Morando com Leonard, tem o super-freak Sheldon, um cara que parece um robô até no jeito de caminhar. Não entende os sentimentos e emoções humanas e não tem interesse em sexo. Ele também tem um jeitão engraçado e um pouco efeminado, como uma versão mais jovem do Mr. Bean. Já seu colega judeu Wolowitz tem uma especial tara pelas mulheres e frequentemente dá uma de galanteador. Quanto ao indiano Raj, ele tem um problema grave: não consegue falar perto de nenhuma mulher bonita ou atraente.

A primeira temporada reserva alguns episódios marcantes, como o da festa à fantasia no apartamento da Penny; o episódio em que Raj descobre que bebendo ele consegue falar com as mulheres; o dia do aniversário do Leonard, quando Penny resolve fazer uma festa-surpresa; quando os quatro resolvem comprar uma réplica da máquina do tempo; ou quando Leonard mente para Penny e Sheldon resolve inventar uma outra mentira, mais convincente. Muito bom esse episódio. Talvez o melhor da temporada. Ah, tem também aquele do garoto coreano que chega para derrubar o favoritismo de Sheldon no quesito inteligência na área de Física.

Nos dias de hoje, podemos dizer que pessoas como as mostradas BIG BANG: A TEORIA não são impossíveis de encontrar, ainda que a série exagere na forma como os pinta para torná-los mais engraçados. Na era da internet e de um mundo em que as pessoas têm mais coisas para deixá-las mais solitárias e também mais entretidas em casa – como manter um blog, por exemplo :) - é comum ver grupos de experts em determinada coisa. Seja em saber tudo sobre computação ou saber tudo sobre STAR TREK.

Nenhum comentário: