quarta-feira, fevereiro 20, 2008

PRISON BREAK - A TERCEIRA TEMPORADA COMPLETA (Prison Break - The Complete Third Season)



E chega ao fim, bem antes do esperado, a terceira temporada (2007-2008) dessa série que eu aprendi a amar e a respeitar quase na mesma medida em que alguns fãs da primeira temporada iam desistindo e desgostando da segunda e que tinha tudo para ser um completo fracasso na terceira, ao trazer Michael Scofield novamente para dentro de uma prisão. Algo que nem eu gostei. E quando a nova temporada começou e eu não vi o nome de Sarah Wayne Callies nos créditos fiquei logo desapontado, já que ela era uma das personagens que eu mais gostava, além de ser belíssima, um colírio para os olhos. Mas com o tempo, assim como o próprio Michael, eu fui aceitando a sua ausência e me acostumando com aquela prisão nojenta lá no Panamá, de nome Sona, um lugar governado lá dentro por Lechero, um presidiário que construiu para si uma espécie de ditadura. O que os guardas do presídio fazem é apenas impedir que os presos saiam, estando sempre armados em suas torres de vigília. E ninguém nunca havia saído de Sona. Mas Scofield não é um zé ninguém. O cara é um gênio. E ele, com certeza, vai arrumar um jeito de sair do lugar. E começa a brincadeira de novo.

Acho que eu já devo ter falado aqui da minha admiração por PRISON BREAK ter resistido tanto tempo e ainda ser capaz de produzir episódios tão eletrizantes quanto os últimos, em especial o penúltimo, "Hell and High Water", coisa que muito raramente se vê no cinema de ação policial. E finalmente nessa série, Lincoln, o irmão de Michael, faz as vezes de herói de verdade, tentando de tudo para tirar o irmão da prisão e salvar Sarah e seu filho L.J., que se tornaram reféns de uma corporação que quer que Michael tire da prisão um sujeito chamado Whistler, um cara que a gente não sabe bem se ele é mocinho ou bandido, mas que tem o seu charme e se torna parceiro de Michael no plano para fugir da penitenciária. Quanto àquela turma das temporadas passadas, como o T.Bag, o Mahone e o Bellick, arranjaram um jeito de colocá-los na prisão junto com Michael, com o Sucre dando uma forcinha ao Lincoln do lado de fora.

A grande e chocante surpresa da temporada acontece logo nos episódios iniciais: a notícia da morte de Sarah, que tem sua cabeça arrancada pela grande vilã da temporada, Gretchen (ou Susan, ela usa dois nomes). No mais, claro que de vez em quando a sensação de deja vu é inevitável, mas nota-se sempre um esforço pra não deixar a peteca cair. E se na segunda temporada a intenção dos heróis era conseguir a paz, mesmo sendo procurados pela polícia, e de Michael e Sarah quererem ficar finalmente juntos, nessa terceira, as intenções de Michael mudam. Sua intenção passa a ser fugir da prisão para liquidar com a vida dos caras que mataram Sarah. E por isso o final da temporada - ou da série, se resolverem cancelar - é dos mais bonitos, ao som da versão em espanhol de "Crying", a mesma tocada em CIDADE DOS SONHOS, de David Lynch, o que me deixou satisfeito e emocionado. Parece que a série terminou com apenas 13 episódios por causa da greve, mas acredito que isso ajudou os roteiristas a não enrolarem muito e fazerem uma obra mais compacta e com um final com cara de final, embora muitas perguntas tenham ficado no ar. Por isso acredito que haja fôlego para pelo menos mais uma temporada.

Falaram que a Fox pretende fazer uma versão feminina de PRISON BREAK, uma espécie de spin-off da série. A julgar pelas notícias iniciais, a série iria focar numa personagem que supostamente apareceria na terceira temporada, mas se ela apareceu, eu não vi. E nem me animei muito com a idéia, apesar de achar interessante o subgênero "W.I.P". O negócio é que com todo esse problema causado pela greve dos roteiristas as informações estão soltas. A greve fez com que a série mais importante da Fox, 24 HORAS, só voltasse em 2009! Sem falar que Kiefer Sutherland teve também o seu momento "prison break", ficando atrás das grades durante alguns dias por dirigir bêbado. E falando em prisão, um dos atores de PRISON BREAK, que fazia o personagem Tweener das duas primeiras temporadas, foi condenado a mais de três anos de prisão por matar uma pessoa num acidente de carro, ao dirigir alcoolizado. Nos Estados Unidos, esse negócio de beber e dirigir é levado muito a sério.

P.S Spoiler.: Genial o T.Bag tomando o poder asssumindo uma suposta democracia na prisão, substituindo Luchero!! Esses americanos sabem como sacanear a si mesmos quando o assunto é política.

Nenhum comentário: