sexta-feira, fevereiro 22, 2008

OS INDOMÁVEIS (3:10 to Yuma)



Em setembro de 2006, assisti em dvd GALANTE E SANGUINÁRIO (1957), de Delmer Daves. Na época, já circulava a notícia de que James Mangold estaria preparando um remake do filme, baseado num conto de Elmore Leonard. Essa nova versão recebeu no Brasil o título OS INDOMÁVEIS (2007). Se em alguns aspectos, a nova versão supera o original, como fato de Russell Crowe ser mais malvado e cínico que Glenn Ford, senti falta do lirismo, da poesia da obra de Delmer Daves, que tem um clima todo especial e uma trilha sonora linda. Mangold, não sei se por vontade própria ou pela pressão dos produtores, acabou fazendo um faroeste mais convencional e centrado na ação, feito para entreter o público médio, que tem mais chances de sair do cinema satisfeito por conta da ação. E quanto a isso, o filme tem o seu crédito - a seqüência de tiroteio no final ficou boa, embora não seja muito diferente dos filmes policiais contemporâneos.

Outro mérito de OS INDOMÁVEIS é o de homenagear a obra original e de promover mudanças significativas no personagem de Dan Evans (Christian Bale), o fazendeiro decadente e pobre que, num ato de heroísmo para salvar a sua família e sua propriedade, aceita o dever de escoltar o perigoso bandido Ben Wade, o personagem de Russell Crowe. Ambos os atores estão muito bem em seus papéis e é interessante notar que Crowe aos poucos vem se tornando mais simpático à audiência, mesmo fazendo papel de pistoleiro cruel. Claro que há os tons de cinza e Ben Wade carrega em si uma aura de fascínio, até por demonstrar certas atitudes nobres de vez em quando.

Quanto a Christian Bale, ele parece o típico herói dos filmes de Mangold. A exemplo do policial meio surdo interpretado por Sylvester Stallone em COP LAND (1997) e por um Johnny Cash assombrado pelo passado em JOHNNY & JUNE (2005), o Dan Evans de OS INDOMÁVEIS é um homem sofrido. Desrespeitado pela família e pela sociedade, com um pé amputado, e sem condições de pagar o aluguel da propriedade onde mora, Evans vê como uma chance de quitar suas dívidas os 200 dólares de recompensa para executar o difícil trabalho de escoltar o pistoleiro até uma cidade vizinha, onde ele pegará um trem que o levará para uma prisão em Yuma. O problema é que todo o bando de Wade está a caminho para resgatar o seu chefe e matar aqueles que ousaram prendê-lo.

Apesar de ter os seus méritos, diria que OS INDOMÁVEIS é um dos filmes menos interessantes de Mangold, que ainda tem trabalhos muito melhores no currículo, como o já citado COPLAND, IDENTIDADE (2003) e JOHNNY & JUNE. Ainda assim, a possibilidade de ver um western à moda antiga na telona nos dias de hoje é sempre uma alegria para os fãs do gênero. Outra coisa que me chamou a atenção no filme foi numa cena que se passa dentro da construção de um túnel, na qual um grupo de chineses auxiliam na execução do trabalho. A importância dos chineses como mão-de-obra para a construção das ferrovias foi mostrado de forma didática em O CAVALO DE FERRO, de John Ford. Não lembro se em GALANTE E SANGUINÁRIO os chineses aparecem.

Nenhum comentário: