terça-feira, agosto 07, 2007

TRÊS DOCUMENTÁRIOS



Três documentários com propostas bem diferentes e vistos por meios diferentes também. THE SECRET - O SEGREDO (2006), só vi porque apareceu lá em casa, minha irmã trouxe uma cópia pirata do filme em dvd; CARTOLA - MÚSICA PARA OS OLHOS (2006), vi no cinema, em exibição digital; e EARTHLINGS (2003), vi em divx, numa cópia que ganhei do Renato - thanx, buddie!

THE SECRET - O SEGREDO (The Secret)

Como documentário, é um negócio tosco, de mau gosto e extremamente oportunista, mas dá pra se extrair coisas boas para a vida da gente. Tudo bem que esse negócio de pensamento positivo não é nenhuma novidade, já vi muitos livros a respeito nas prateleiras das livrarias, mas sempre fui muito cético com o assunto. Mas de vez em quando a gente precisa se lembrar do quanto isso é importante para nos trazer sorte e sucesso em todos os campos de nossa vida. E nesse sentido o documentário me interessou bastante, já que faz algum tempo que a minha vida se encaminhou para um caminho não muito desejado por mim. Até pretendo deixar de falar de doenças e de falta de sorte para que essas coisas se afastem de mim. Não sei se isso será suficiente, mas acredito que pode ser benéfico. Claro que o exagero nessa coisa de evitar palavras negativas pode gerar um outro tipo de doença, o TOC, como aconteceu com o Roberto Carlos, que cortou um monte de palavras de seu vocabulário por achá-las maléficas. Mas acredito, por experiência própria, que o pensamento positivo e a mentalização de ações desejadas traz resultados surpreendentes. Por outro lado, costumo achar que quando a gente antecipa uma coisa boa, você acaba "destruindo" essa coisa. Por exemplo, se você vai fazer uma viagem bem legal e começa a falar pra todo mundo que você vai viajar, a tal viagem pode não dar certo. Vai ver o negócio é pensar positivo, mas não contar pra muita gente até se ter certeza de que tudo vai dar certo.

CARTOLA - MÚSICA PARA OS OLHOS

Acabei me interessando nesse documentário de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda por causa da canção "O mundo é um moinho", que eu considero uma das mais belas e amargas já feitas. Coisa de gênio mesmo. Mas documentário bom é aquele que conquista o espectador mesmo quando o artista ou objeto da atenção é totalmente desconhecido. Basta lembrar de NELSON FREIRE, o documentário de João Moreira Salles, que é ótimo. Uma pena que o doc sobre o Cartola não tenha a mesma força e acabe mostrando o artista mais como uma vítima da falta de respeito que o país tem pelos artistas do que como um grande compositor. Talvez o fato de eu não me identificar muito com o samba e com o tradicional carnaval carioca tenha feito com que eu não simpatizasse muito com o filme. Interessante que o sonho do Cartola era ter uma de suas músicas gravadas pelo Roberto Carlos, que recusou a oferta de cantar "As rosas não falam" por achar que as rosas falavam. Eu acho até bonito essa convicção e apego do Roberto por suas próprias idéias e pensamentos, mas bem que ele poderia cantar outra música do Cartola que não fosse essa. O momento mais triste do filme é quando perguntam ao Cartola, quando ele sai de um hospital para tratar de um tumor que nasceu em seu pescoço, se ele iria desfilar na Mangueira e ele fala, com tristeza, que nunca mais iria desfilar.

EARTHLINGS

Até o momento, inédito no Brasil, EARTHLINGS é um belo documentário que tenta nos conscientizar e nos sensibilizar sobre o quão desumano a maioria de nós, seres humanos, somos com os animais, provedores de nossa alimentação, de nosso entretenimento e de nossas vestimentas, além do fato de contribuírem para pesquisas científicas. Faz tempo que eu vi esse filme e queria até rever antes de escrever algo a respeito, mas é doloroso de ver. Se não é tão forte e carregado quanto SANGUE DAS BESTAS, de Georges Franju, é porque EARTHLINGS tenta nos passar um sentimento de amor e compaixão com os animais, mostrando a relação do homem com esses seres, que são tão donos desse mundo quanto nós, e no entanto não são devidamente respeitados. Pelo contrário, antes mesmo de serem sacrificados para o nosso próprio prazer e bem estar, eles são bastante maltratados. O filme é narrado por Joaquin Phoenix, um vegetariano convicto.

P.S.: Está no ar a edição de agosto da Zingu! À primeira vista, é uma das melhores edições. Principais destaques: dossiê de mais um crítico paulista, Carlos Motta; a seção Musas Eternas com a maravilhosa Claude Jade; e Eduardo Aguilar espinafrando BAIXIO DAS BESTAS e falando sobre os seus favoritos dos últimos meses.

Nenhum comentário: