terça-feira, março 09, 2004

LIGADO EM VOCÊ (Stuck on You)



Quem espera se mijar de rir como nos filmes QUEM VAI FICAR COM MARY? (1998) e DÉBI E LÓIDE (1994), pode se decepcionar com esse novo trabalho dos irmãos Farrelly. O filme garante apenas algumas poucas risadas. Aqui, os Farrelly dão mais profundidade aos personagens, processo que se iniciou em O AMOR É CEGO (2001). O filme é quase um drama bizarro sobre dois gêmeos siameses, que apesar das diferenças de personalidade, gostam-se como se fossem duas metades da mesma pessoa. Aqui, não há nada de escatologia, nem piadas politicamente incorretas.

Comparando com o filme anterior, as seqüências mais emotivas não funcionam tão bem. (Lembro que eu chorei na cena em que Jack Black descobre algo sobre as criancinhas que ele ia visitar com a namorada, durante o efeito da hipnose, em O AMOR É CEGO.) Os Farrelly não têm vergonha de serem vistos como piegas ou de serem chamados de traidores do "movimento escatológico".

As participações especiais no filme são legais: Cher, Merryl Streep e a nossa gatíssima Fernanda Lima, que aparece por apenas 15 segundos, mas pelo menos fala (diferente do Rodrigo Santoro em AS PANTERAS DETONANDO) e ainda tem o seu nome destacado no filme. Entre as parceiras dos gêmeos siameses está Eva Mendes, cada vez mais bonita e em trajes que valorizam o seu corpo.

Há quem diga que os Farrelly são os verdadeiros herdeiros de Jerry Lewis, como o Filipe falou em seu blog. As comparações são justas. Jerry Lewis também chegou a fazer um humor bem diferente do usual nos anos 60. Quem leva a sério o cinema desses dois irmãos, não deve deixar de conferir.

Meu top 5 dos Farrelly:

1. QUEM VAI FICAR COM MARY?
2. O AMOR É CEGO
3. DÉBI E LÓIDE
4. EU, EU MESMO E IRENE
5. LIGADO EM VOCÊ

Nenhum comentário: