sexta-feira, novembro 28, 2003

ESPERANDO 'KILL BILL'



Enquanto um dos filmes mais aguardados do ano não chega aqui no Brasil, lendo ontem um interessante artigo sobre KILL BILL, soube que o macacão usado pela Uma Thurman no filme é igualzinho ao que o Bruce Lee usou em BRUCE LEE NO JOGO DA MORTE (1978), e que as seqüências de animação do filme de Tarantino foram feitas pela equipe de BLOOD: THE LAST VAMPIRE (2000). Como eu estava com esses dois filmes em casa, fiquei mais animado para assistí-los. O do Bruce Lee faz tempo que eu tinha gravado da Globo e precisava de um empurrãozinho pra vê-lo. Comento abaixo os dois filmes.

BLOOD: THE LAST VAMPIRE

Vamos começar pelo melhor. BLOOD: THE LAST VAMPIRE é uma das animações mais impressionantes que eu já vi. Fiquei admirado com a qualidade da coisa. A animação além de ser estilosa e parecer bem diferente dos tradicionais animes, ainda há o uso lindo de CGI e de seqüências que parecem fotografias.

A história se passa numa base americana no Japão em 1966. A trama é meio confusa e cheio de mistério, o que já nem é novidade em anime, mas o mais importante a gente sabe: Saya é uma vampira, a última restante, que participa de um projeto secreto que tem o objetivo de aniquilar os demônios que estão no planeta, disfarçados de humanos. Esse enredo é bem parecido com o da série VAMPIRE PRINCESS MIYU, que eu vi recentemente. Mas além de ser muito melhor desenhado, BLOOD tem litros de sangue espirrando estilosamente. Deu pra perceber porque Tarantino escolheu os animadores desse filme para o seu KILL BILL. Inclusive, a tal vampira usa uma espada muito parecida com a que Uma aparece em algumas das fotos divulgadas.

Muita gente reclama da duração do filme. Realmente, do jeito que está, com apenas 48 minutos, parece um piloto de uma série de tv. Mas acho que se as pessoas reclamam que ele é curto demais é porque estavam gostando, não é mesmo?? Logo, acaba sendo um elogio dizer que a série é curta. Heheh.

Nos comentários no IMDB, vi alguém falando do inglês muito explicadinho do filme. Eu como não sou tão bom assim nas habilidades de "listening", acabei gostando bastante de ouvir e entender direitinho os diálogos sem precisar de legendas.

Eu diria que é um filme imperdível. Fico agradecido ao Renato, que disponibilizou pra mim uma cópia em divx muito boa. (Thanx again, fella!!)

BRUCE LEE NO JOGO DA MORTE (Game of Death)

Robert Clouse, o mesmo diretor de OPERAÇÃO DRAGÃO (1973) dirige esse filme meia-boca do Bruce Lee. Bruce Lee era mais ou menos como o Elvis, um cara talentoso que se metia em projetos "barca-furada" e com as pessoas erradas. Esse Robert Clouse não tem a menor criatividade em filmar cenas de luta ou de qualquer tipo. O filme está muito datado, envelheceu demais.

Talvez se Tarantino fosse mais velho quando viu esse filme pela primeira vez, ele não gostasse tanto assim. Como ele nasceu em 1963 e o filme é de 1978, fazendo as contas ele deve ter visto o filme quando tinha apenas 15 ou 16 anos. Aí o filme deve ter ficado como lembrança carinhosa nas memórias de bom fã de cinema pop que ele é. Tenho certeza que ele é muito mais cineasta e muito mais criativo do que a maioria das pessoas que ele homenageia. Sem querer desmerecer, é claro, Sonny Chiba, os Shaw Bros e David Carradine, que eu nem conheço direito pra estar falando. Hehehe.

Na trama contada de maneira tosca e edição horrível, Bruce Lee é um astro de cinema que finge a própria morte através de um acidente nas filmagens para fugir de um sindicato do crime. Ele é dado como morto, mas ainda assim pretende se vingar dos bandidos, que acabam mexendo com sua namorada. As várias seqüências de luta no final são meio forçadas no meio da história, mas o curioso mesmo é a luta com o negão de mais de dois metros. O cara era um gigante. Heheheh.. A luta com o Chuck Norris é só no começo do filme e nem dá pra ter um gostinho de ver ele "chutando a bunda" do Chuck. É muito rápida. A história da cirurgia que ele sofre no rosto também é uma falha, já que o médico diz que ele vai ficar diferente mas ele acaba ficando do mesmo jeito e usa uma barba pra se disfarçar. Hehehhee.. Que canalhice! E o que é aquele final?? Parece até filme pornô, que termina com uma gozada e pronto. Comparando com os filmes mais recentes de Hong Kong de gente boa como Jackie Chan, Tsui Hark, Ringo Lam, Jet Li e cia, esses filmes do Bruce Lee não são grande coisa não.

Nenhum comentário: