segunda-feira, fevereiro 17, 2003

FILMES DE DIAS SOMBRIOS

Ainda não estou bem, como gostaria, mas isso não tem impedido de eu ver os filmes que estão passando nos cinemas. Ainda estou sentindo febre todo dia e não sei quando vou ter uma vida normal de novo. A pergunta que eu mais tenho odiado ouvir é "você está melhor?". Tenho me tornado um cara cada vez mais antipático. E aqui no trabalho o ar condicionado tá quebrado e eu estou suando pra caramba. Bom, chega de reclamar. Vamos aos filmes.

EDIFÍCIO MASTER

Esse eu vi na segunda-feira da semana passada. Muito bom. Eduardo Coutinho é mesmo o melhor documentarista brasileiro. É incrível como ele tirou do nada um filme tão bonito. A idéia do filme é pegar depoimentos da vida de pessoas que moram no Edifício Master, prédio situado no bairro de Copacabana. Não existe um tema fixo como em SANTO FORTE, que abordava o tema da religião. Aqui, os moradores do prédio tem a liberdade de falar o que quiserem de suas vidas. Depois da edição final, o resultado é fantástico. Vendo um filme desses percebe-se o quanto todas as pessoas tem algo de interessante para contar. Os casos mais memoráveis do filme são: o senhor que canta "My Way" e tem orgulho da vida que levou; a garota que tem medo de olhar nos olhos das pessoas e que faz poesias simbolistas; o homem que chora ao se lembrar do tempo em que sua mãe morreu; entre outros. Eu ainda vou ver um dia o CABRA MARCADO PARA MORRER, do Coutinho. Dizem que esse filme é algo.

NAVIO FANTASMA (Ghost Ship)

Seguinte: se for pra comparar com o horroroso 13 FANTASMAS, filme anterior de Steve Beck, NAVIO FANTASMA é ótimo. Mas não quero nivelar por baixo. O filme é bem mais ou menos. Tem seus bons momentos e o final é bem humorado. Deu pra dar algumas boas risadas. Mas em se tratando de sustos, o filme é bem fraco. Mas tem um bom andamento narrativo e não cansa o espectador. O início sanguinolento do filme também é muito bom. Quem sabe no terceiro filme, Steve Beck faça algum trabalho que preste.

PARAÍSO (Heaven)

Ótimo filme de Tom Tykwer, diretor de CORRA LOLA CORRA e INVERNO QUENTE. O que torna o filme especial é o roteiro de Krzysztof Kieslowski e Krzysztof Piesiewicz (eta nomezinhos ruins de escrever. Thanks, IMDB). O filme é o primeiro de uma nova trilogia escrita pelos homens: PARAÍSO, PURGATÓRIO e INFERNO. A Miramax comprou os direitos e os filmes serão dirigidos por cineastas e elenco diferentes. Alguém tem notícia dos outros filmes? Quando chegarão? Se serão uma continuação da história de PARAÍSO? Quem são os diretores cotados? No filme, Cate Blachett (adoro ela) planeja matar um empresário utilizando uma bomba. Acontece que a bomba acaba matando quatro pessoas que nada tinham a ver com a história. Mas a história principal é a paixão do policial Giovanni Ribisi por ela. A pergunta chave do filme é: o que você arriscaria por amor? A fotografia do filme é caprichada e Tykwer mostra imagens belíssimas e de encher os olhos.

DEPOIS DA VIDA (Wandafuru raifu)

Filme bem interessante do japonês Hirokazu Koreeda. Parece que esse é o segundo título dele que chega aqui no Brasil. O primeiro foi MABOROSI, disponível em vídeo, mas posso estar enganado. No filme, pessoas, depois de morrerem, são levadas para que uns guias o auxiliem na passagem para a outra fase do pós-vida. Nessa fase, elas devem escolher um momento de suas vidas para levarem para a eternidade. O clima é bem estranho, meio surrealista (a falta de uma trilha sonora e o clima onírico me lembrou Buñuel). Além do mais, é um filme que desperta a reflexão e nos faz lembrar de ótimos momentos de nossas vidas. E vocês? Se fossem escolher o melhor momento de suas vidas, que momento escolheriam? Uma noite de sexo? Uma lembrança da infância? Um beijo inesquecível? Uma farra rock and roll? Pra se pensar.

Nenhum comentário: