domingo, abril 24, 2011

ÁGUA FRIA (L’Eau Froide)



Dos cineastas franceses que se tornaram famosos a partir da década de 1990, os que eu mais tenho acompanhado a carreira são François Ozon e Olivier Assayas. Curiosamente, apesar de achar o segundo superior, acabei vendo mais filmes de Ozon, talvez por força das circunstâncias, já que seus filmes chegam mais facilmente ao circuito brasileiro. Quanto a Assayas, meu primeiro contato com seu cinema foi através de meu amigo Renato Doho, que gravou numa fitinha vhs o ótimo IRMA VEP (1996). O que deu para notar logo de cara nessa obra empolgante – e que se confirmaria em obras seguintes – é o interesse de Assayas por elementos que vão além das fronteiras da França.

O rock and roll, por exemplo, está presente em praticamente todas as obras que vi do diretor e, como bom apreciador desse estilo musical que sou, seus filmes acabam me conquistando logo de cara. ÁGUA FRIA (1994) não é exceção, já que é recheado de pérolas do rock, interpretadas por artistas como Nico, Leonard Cohen, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin e Bob Dylan. E essas canções tocam em momentos particularmente oportunos na trama, dando ao filme um ar lírico que eleva os nossos sentimentos, ao mesmo tempo que intoxica o nosso sangue.

A trama é simples, levando em consideração que o próprio Assayas já fez filmes bem mais complexos, como ESPIONAGEM NA REDE (2002) e TRAIÇÃO EM HONG KONG (2007). Em ÁGUA FRIA, temos um casal de jovens um tanto rebeldes que, devido aos maus tratos dos adultos, resolvem fugir de tudo, assim romanticamente, sem ter dinheiro ou rumo certo. O filme mostra a força destrutiva da energia juvenil, especialmente na sequência de uma festa que acontece numa casa abandonada. Lá, meninos e meninas tomam todas e destroem e queimam tudo no lugar. Ao ver tantos hormônios e energia em ebulição e com o rock no talo, deu até saudade de meus vinte anos, por mais que não tenham sido tão divertidos quanto eu gostaria que fossem.

ÁGUA FRIA foi um dos filmes vistos no "cineclube" do Michel Simões.

Nenhum comentário: