terça-feira, janeiro 09, 2007

MASTERS OF HORROR: VALERIE ON THE STAIRS



Depois de um pequeno hiato, a segunda temporada de MASTERS OF HORROR está de volta. Não voltou com um cineasta de renome, mas tá valendo mesmo assim. Além do mais, como fui um dos poucos que gostou de CHOCOLATE (2005), o episódio que Mick Garris dirigiu para a primeira temporada, até achei que houve uma melhora neste VALERIE ON THE STAIRS (2006). Não chega a ser um bom filme, mas garante a cota de sustos e explora a nudez da personagem-título.

Aliás, o que eu tenho notado é que a antologia tem cada vez mais se sustentado em duas coisas: nudez e cenas de gore. Mesmo num episódio como THE SCREWFLY SOLUTION, de Joe Dante, quando esses elementos até poderiam ser retirados, há pelo menos uma cena com mulher pelada e outra que destaca os efeitos especiais e de maquiagem de Gregory Nicotero. De qualquer maneira, quero deixar claro que eu não estou reclamando. Como reclamar da melhor coisa do filme, como é o caso de VALERIE ON THE STAIRS? Viva os exploitation movies!

VALERIE ON THE STAIRS é adaptação de um conto homônimo de Clive Barker. Na trama, Rob Hanisee, um escritor iniciante e que não conseguiu ainda ter um livro publicado, aluga um quarto numa pensão chamada Highberger House. Nessa pensão, moram outros escritores que nunca tiveram suas obras publicadas, entre eles o personagem de Christopher Lloyd, que aparece fazendo as mesmas expressões do tempo da trilogia DE VOLTA PARA O FUTURO. Rob, o escritor, começa a ouvir vozes e ver coisas quando está em sua máquina de escrever. Até que ele é visitado por uma bela jovem de nome Valerie (Clare Grant, que vai estar no elenco de BLACK SNAKE MOAN - vejam o cartaz!). De vez em quando, sem mais nem menos, ela aparece pelada. A moça é escrava de um demônio que habita a casa.

O filme até que começa bem - acho que nunca levei um susto tão grande na história da série -, mas aos poucos vai perdendo a força. Ainda assim, a estória é interessante. Clive Barker é um grande escritor e conheço alguns contos dele - dos "Livros de Sangue" - que eu adoraria ver adaptados para o cinema. Claro que alguns simplesmente não funcionariam, mas outros, se feitos por bons realizadores, poderiam resultar em ótimos filmes. Se como diretor, depois de HELLRAISER (1987), sua carreira foi ladeira abaixo, ao menos ele ainda tem a chance de dar sorte como roteirista.

Próximo MASTERS OF HORROR, já pronto pra assistir: RIGHT TO DIE, de Rob Schmidt.

Nenhum comentário: