terça-feira, maio 16, 2006

SUPERMAN: AGUARDANDO O RETORNO



Enquanto o novo filme não chega, aproveitei que o canal A&E Mundo exibiu os três filmes da série dos anos 70/80 para fazer uma revisão. Se bem que o terceiro filme eu vi pela primeira vez. Os outros dois, eu lembrava vagamente. Ouvi falar que o novo filme, SUPERMAN RETURNS (2006), vai ser a continuação dos dois primeiros, ignorando o terceiro e o quarto. Aliás, o quarto filme foi ignorado até pela Warner do Brasil, que não o colocou no box lançado por aqui no ano passado. Pena que os dois primeiros filmes eu vi em circunstâncias não muito agradáveis. A recepção do canal estava tremida e eu me obrigava a não olhar fixamente para a televisão a fim de não ficar com dor de cabeça.

SUPERMAN - O FILME (Superman - The Movie)

TUBARÃO e GUERRA NAS ESTRELAS foram grandes sucessos de bilheteria, mas SUPERMAN - O FILME (1978) foi diferente. A produção foi um mega-investimento da Warner, com uma grande estratégia publicitária (a frase que vendia o filme era: "você acreditará que um homem pode voar!") e um monte de gente famosa e talentosa envolvida. Tinha Richard Donner, que veio do sucesso de A PROFECIA (1976); a estória ficou a cargo de Mario "Godfather" Puzo; e o elenco era estelar - Marlon Brando, Gene Hackman, Terence Stamp, Glenn Ford, Margott Kidder e um jovem rapaz chamado Christopher Reeve, no papel do Homem de Aço. Interessante que o nome de Gene Hackman (que faz Lex Luthor) aparece nos créditos antes do nome de Reeve. A participação de Marlon Brando, como o pai do Superman, foi histórica. Nunca havia-se ganhado tanto dinheiro aparecendo tão pouco num filme. Apesar disso, acho que o filme envelheceu bastante. O andamento é demasiado lento para os dias de hoje e pouca coisa realmente acontece depois que o filme termina a parte que mostra a origem do Superman. Por outro lado, a adaptação dos quadrinhos para a telona é quase perfeita. Christopher Reeve encarnou o herói com perfeição. O rapaz, além de ser boa pinta, tem uma aura de bom rapaz que tem tudo a ver com o Superman. Richard Donner e sua equipe trabalharam muito bem o aspecto mitológico do personagem, dando um resumão geral em coisas como a kryptonita, a casa no Polo Norte, o romance com Lois Lane, a apresentação de seu arqui-inimigo. Por isso que sobrou pouco espaço para um enredo mais interessante. Mas acredito que, na época, o filme deve ter impressionado muita gente. Memorável a cena em que o Super-Homem faz o tempo voltar para que sua amada ressuscite.

SUPERMAN II

Se o primeiro filme era lento e demorado, SUPERMAN II (1980), agora sob a direção de Richard Lester, é uma bela de uma aventura. E, na minha opinião, é o melhor da série. O filme começa de maneira semelhante ao primeiro filme, no planeta Krypton. Só que dessa vez, os produtores não puderam se dar ao luxo de contratar de novo Marlon Brando para mais uma participação milionária. Os principais vilões desse segundo filme são os três criminosos condenados a viver presos no espaço no primeiro filme. Eles conseguem se soltar e aparecem no Planeta Terra, cheios de super-poderes por causa do sol amarelo de nosso planeta (vai entender a ciência do universo DC). Gene Hackman retorna no papel de Lex Luthor. O filme também dá um salto no relacionamento de Lois Lane com Super-Homem/Clark Kent. Ela descobre que o Clark é o super-herói mais forte do planeta e o romance dos dois esquenta bastante. Inclusive, o Superman comete uma grande besteira em nome do amor. Pena que, no final, o filme dá pra trás e deixa tudo do mesmo jeito.

SUPERMAN III

Esse filme é bem subestimado. Trata-se de uma deliciosa aventura com toques cômicos (graças à participação de Richard Pryor) que traz um vilão meio que cópia de Lex Luthor. SUPERMAN III (1983) dá um tempo em Lois Lane e apresenta a paixão da juventude de Clark quando ele morava em Smallville, Lana Lang. Mas o grande barato do filme é quando Richard Pryor inventa um composto parecido com a kryptonita que transforma o Superman num sujeito malvado. A luta entre o Superman malvado e o bondoso é antológica. O filme só cai no final, com a seqüência do tal supercomputador que consegue encontrar o ponto fraco do Homem de Aço. Esse final deixou o filme com um jeitão trash que acabou prejudicando a franquia. Mas isso não é motivo para desconsiderar SUPERMAN III. Dizem que o quarto filme é que é horrível. Mas eu queria ver assim mesmo.

P.S.: Tem coluna nova no CCR. Dessa vez, eu falo sobre os dez filmes mais aguardados de Cannes 2006. Confiram!

Nenhum comentário: