quinta-feira, maio 25, 2006

REJEITADOS PELO DIABO (The Devil's Rejects)



Que filmaço que é REJEITADOS PELO DIABO (2005), a segunda incursão na direção do rock star Rob Zombie. Utilizando os mesmos personagens de seu filme de estréia, A CASA DOS 1000 CORPOS (2003), ele mostrou evolução técnica e sensibilidade impressionantes para alguém que está ainda começando. Eu fiquei realmente surpreso. Não imaginei que esse filme fosse tão bom. Achava que era só hype dos fãs de horror. Em vez disso, dei de cara com um filme mais parecido com policial do que com terror e um diretor com um carinho especial por seus personagens. algo que não via desde KILL BILL, de Quentin Tarantino. Zombie ama e romantiza seus anti-heróis, não importando que eles sejam psicopatas perversos, dignos do pior castigo. Esse amor do diretor por sua criação já até gerou muita controvérsia. Muitos acham que Zombie fez uma glorificação da violência. Mas já haviam dito algo parecido quando Coppola fez o seu O PODEROSO CHEFÃO ou Peckinpah fez MEU ÓDIO SERÁ TUA HERANÇA.

REJEITADOS PELO DIABO começa mostrando vários carros de polícia cercando a casa da família de psicopatas. Durante o cerco, um membro deles é baleado e a matriarca é presa. Foge o casal de irmãos, que contatam por telefone o pai, o Capitão Spaulding, um sujeito que se pinta de palhaço. Na casa, álbuns de fotografia das vítimas são encontrados. O xerife encarregado das investigações leva para o lado pessoal a busca pelos bandidos, já que eles chegaram a matar o seu pai. Enquanto isso, a família, mais unida do que nunca, procura um lugar para escapar da polícia e imprimir um pouco mais de horror e matança pelo caminho.

Alguns comentários soltos sobre o filme:

1) Sheri Moon Zombie continua linda, gostosa e malvada, com aqueles jeans rasgados. 2) A trilha sonora é maravilhosa, repleta de rock sulista dos anos 70 (Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers, entre outros). 3) A utilização da trilha ao longo do filme é excepcional, especialmente em duas cenas do terceiro ato, quando os tiros e os gritos são substituídos pela música, pela câmera lenta e pelo congelamento da imagem. 4) Há, no filme, a participação de Michael Berryman, o psicopata monstrengo do clássico QUADRILHA DE SÁDICOS, e de Ken Foree, de O DESPERTAR DOS MORTOS. 5) Tem um personagem interessante no filme: um sujeito que é fã de Grouxo Marx e de cinema em geral. Sua participação é meio bizarra dentro da trama. Interessante a discussão dele com o xerife, fã ardoroso de Elvis Presley. 6) O filme até que evita mostrar cenas de violência gráfica para uma produção do gênero. 7) Uma pena que esse filme não tenha sido lançado nos cinemas brasileiros e ido direto para o mercado de vídeo. 8) Com REJEITADOS PELO DIABO, Rob Zombie entra para a seleta lista de mestres do cinema de horror. E com louvor.

Nenhum comentário: