quarta-feira, agosto 17, 2005

9 CANÇÕES (9 Songs)



Sexo explícito e rock n' roll. Não tem como não ficar curioso pra ver 9 CANÇÕES (2004). Pena que em vez de excitação, o que eu senti foi quase uma indiferença. Claro que há seqüências, digamos, paudurescentes no filme, mas não chega a provocar alta combustão e não são nada memoráveis. Acho que a mais excitante talvez seja a cena da banheira. Talvez se a atriz tivesse um pouco mais de carne, a coisa poderia funcionar melhor para os tarados de plantão. Dá até impressão que o filme é um pouco gay, já que tem uma seqüência em que a moça pergunta pro rapaz se ele não acha ela muito magra, parecida com um homem, por quase não ter peitos, e ele diz que acha, mas que é por isso que gosta dela. É, pensando bem, uma gostosíssima como a Monica Bellucci não se encaixaria no papel, a não ser que mudassem as linhas de diálogo, o que não deixaria de ser uma boa idéia. Os fins justificam os meios.

Uma das vantagens do filme é que ele só tem 69 minutos, por isso não incomoda tanto o espectador. A outra vantagem são as cenas dos shows de rock. Mas até nisso eu fiquei um pouco entediado. Talvez por não conhecer as bandas que tocam, ainda que algumas delas me interessem há algum tempo, como o Black Rebel Motorcycle Club e os Super Furry Animals, essa última por ser uma das bandas favoritas do Pato Fu.

Não sei se foi de propósito isso de o diretor (Michael Winterbottom) tornar coisas tão passionais como o sexo e o rock em algo tão estéril. Quase que a visão de uma pessoa deprimida. Também não vejo nada de louvável no trabalho de Winterbottom. Afinal, qualquer pessoa pode botar um homem e uma mulher trepando e gravar umas cenas de shows. Não parece haver sequer um trabalho de direção de atores por parte dele. Mas o filme (e o diretor) tem os seus fãs. Quanto a mim, prefiro pegar um bom pornô do John Leslie mesmo. Tem cada mulher linda....

As 9 canções, pra quem quiser pegar na internet, são:

Black Rebel Motorcycle Club: "Whatever happened to my rock and roll" e "Love burns"
Von Bondies: "C'Mon, C'Mon"
Franz Ferdinand: "Jacqueline"
Primal Scream: "Movin' on up"
Dandy Warhols: "You were the last high"
Super Furry Animals: "Slow life"
Michael Nyman: "Nadia"
Elbow: "Fallen angel"

Filme visto em divx.

Nenhum comentário: