sexta-feira, maio 21, 2004

QUEIMADA!



Nunca fui muito interessado em política. Logo, é normal não ter filmes do Costa-Gavras ou do Ken Loach entre os meus favoritos. Os filmes políticos que mais gosto são DANTON: O PROCESSO DA REVOLUÇÃO (1983), de Andrzej Wajda, e o maravilhoso A INGLESA E O DUQUE (2001), de Eric Rohmer. Ambos falam sobre a Revolução Francesa, mostrando o lado negro dos líderes da Revolução.

Um cineasta controverso e que ficou famoso por fazer filmes políticos é o italiano Gillo Pontecorvo. Ele voltou a ser notícia recentemente por causa de um de seus filmes - A BATALHA DE ARGEL (1965) - que está sendo exibido em Cannes esse ano.

Pra não ficar totalmente ignorante em sua obra, fiz questão de ver esse QUEIMADA! (1969), que fala sobre a colonização numa ilha do Caribe. O filme é baseado numa história real envolvendo os colonizadores espanhóis, mas o governo da Espanha proibiu a vinculação do nome do país no filme e Pontecorvo teve que colocar os portugueses como os vilões da história.

Marlon Brando é William Walker, um agente britânico encaminhado para a ilha a fim de incitar a revolta dos escravos (maioria) contra os colonizadores. Ele encontra um líder na figura de José Dolores (Evaristo Marquez). A intenção da Inglaterra é tirar os colonizadores portugueses do caminho. O plano é bem sucedido e os rebeldes conseguem assumir o poder. Mas aí começa o problema: como governar um país? Quem ensinará nas escolas se ninguém tem educação nenhuma? Quem cuidará dos doentes? Como fazer crescer o país economicamente ?

O filme trata essas questões de maneira até didática, o que eu não acho ruim. Quem curte western spaghetti deve curtir o filme por causa da estética similar aos filmes do Sergio Leone. Há até uma bela trilha de Ennio Morricone. Há também seqüências de violência na luta entre os rebeldes e os portugueses.

O final questiona o que vem a ser a civilização e eu fico me perguntando se existiu mesmo um herói como José Dolores.

Nenhum comentário: