terça-feira, maio 18, 2004

GOZU (Gokudô kyôfu dai-gekijô: Gozu)



Grande Takashi Miike. E pensar que quando eu comecei a conhecer os seus filmes eu ficava me perguntando se ele não estava apenas se aproveitando de situações bizarras e violência para parecer talentoso. Com GOZU (2003), eu tive a certeza de que esse japonês é mesmo um gênio. Que filme. Que doideira.

Quem se liga em cinema surrealista da linha de David Lynch não tem como não gostar desse filme. GOZU conta a história de um membro da Yakuza que é encarregado de matar um de seus superiores. O cara estava ficando louco. Numa das primeiras cenas do filme, esse doido matou um cachorrinho poodle dizendo que era um cão assassino Yakuza. Acontece que ele acidentalmente morre e seu corpo desaparece no meio do caminho. E o cara responsável pelo serviço se vê na missão de procurar o doido. "Estaria ele morto mesmo? Alguém roubou o corpo? Que diabos de cidade é essa que só tem gente doida? Estarei eu louco também?" Essas são mais ou menos as perguntas que passam pela cabeça do protagonista e do espectador também.

A comparação com Lynch é inevitável. A cidade esquisita só encontra paralelos com Twin Peaks, assim como há uma transferência de personagens em corpos que remete imediatamente a A ESTRADA PERDIDA. E quando a gente pensa que já viu tudo, Miike vêm com uma seqüência final de cair o queixo. Quando o filme termina, dá vontade de ver de novo. Há também uma revisão de uma obsessão de Miike: seios e leite, mostrada com mais força em VISITOR Q (2001).

Sorte de quem teve a oportunidade de ver essa maravilha de Miike no cinema na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Meus amigos Leandro César e Renato Doho foram alguns desses poucos privilegiados.

Quando será que vão lançar um filme do Miike nos cinemas ou em DVD no Brasil? Quando será que as distribuidoras vão abrir os olhos para essas pérolas?

Vi o filme numa cópia linda em divx, graças ao chapa Fábio Ribeiro. E agora já posso fazer um Top 5 Miike com os cinco filmes que vi dele:

1. GOZU
2. VISITOR Q
3. ICHI THE KILLER
4. AUDITION
5. FUDOH - THE NEW GENERATION

Nenhum comentário: