sábado, maio 24, 2003

THE ANIMATRIX



Está declarada a semana Matrix. E antes de escrever sobre o filme (ainda não vi), comento a série de curtas do dvd ANIMATRIX. Nem foi lançado ainda nos EUA e eu já vi todos os episódios graças às maravilhas do mundo globalizado. O Herbert, amigo que está em Campina Grande agora, mandou pra mim essa surpresinha e agora estou em débito com ele. (Vi no site da Amazon que o DVD só será lançado nos EUA em 03 de junho. )

Comentário rápido de cada animação:

O VÕO FINAL DE OSIRIS (Final Flight of the Osiris)
9 mins
É claro que ver na telona do cinema é ótimo, mas ter a chance de rever na tela do computador sem perda da imagem também é dez. Já comentei quando vi no cinema. Animação de computador feita pelos caras de FINAL FANTASY e tal. Muito bom, ainda que se tratando de história perca para os seguintes.

O SEGUNDO RENASCER PARTES 1 e 2 (The Second Renaissance Parts 1 and 2)
8,5 min cada
Em se tratando de história, eu fico com esse curta em duas partes como o meu preferido. Mostra a evolução da escalada das máquinas e da escravização dos homens. O desenho é bem forte, traz cenas violentas e é muito bem narrado como sendo um arquivo de Zion.

CORAÇÃO DE SOLDADO (Program)
7 min
O tema "ignorância como caminho da felicidade" aparece junto com muitas lutas estilizadas nessa bela animação de Yoshiaki Kawajari, que fez NINJA SCROLL e VAMPIRE HUNTER D: BLOODLUST. Não vi nada disso, mas quem sabe no futuro, né?

UMA HISTÓRIA DE DETETIVE (A Detective Story)
9.5 min
Shinichirô Watanabe, criador de COWBOY BEBOP, dá a sua contribuição para o universo de Matrix e faz uma história noir, numa animação em preto e branco belíssima (adorei os detalhes da neve caindo), que tem a mesma coisa retrô da série. No curta, por exemplo, o computador tem o formato de uma máquina de escrever antiga. Participação de Trinity, dublada pela própria Carry-Anne Moss.

ALÉM DA REALIDADE (Beyond)
13 min
Outra animação de encher os olhos, mostrando uma casa onde as leis da física "irreais" estão meio fora do controle. Garotinhos brincam de flutuar, uma menina procura por seu gato, agentes da Matrix surgem. Muito bacana.

O ROBÔ SENSÍVEL (Matriculated)
16 min
O diretor Peter Chung, nascido em Hong Kong, é o criador da série de tv AEON FLUX. Lembro que tentava acompanhar essa série quando passava na MTV, mas nunca entendia nada. Talvez por não ter acompanhado do começo. O curta traz os traços que entregam logo de onde vem (a heroína da história é igualzinha à Aeon Flux) e tem um clima lisérgico, especialmente quando mostrada a realidade virtual. É olhar pra tela e viajaaar.. Achei o título O ROBÔ SENSÍVEL meio afrescalhado, mas...


O RECORDE MUNDIAL (World Record)
8,5 min
Outro curta interessante que fala de um atleta que através da sua capacidade de ultrapassar barreiras, passa a olhar o mundo falso com outros olhos.

ERA UMA VEZ UM GAROTO (Kid's Story)
9 min
Outro do Watanabe. O garoto do título lembra o Neo antes de tomar a pílula vermelha. Participação especial de Neo – Keanu Reeves dublando. Um dos que eu mais gostei numa seleção de curtas difícil de escolher o favorito.

* Os títulos em português foram pescados da revista SET # 191, assim como a duração aproximada de cada título.

Nenhum comentário: