domingo, maio 04, 2003

X-2, LA COMUNIDAD E BELLA MARTHA

X-MEN 2 (X2)

Finalmente, depois de duas tentativas fracassadas, consegui ver X-MEN 2 hoje. A continuação é bem mais resolvida do que o primeiro filme, ainda que a primeira metade do filme, que mostra um pouco mais a personalidade de cada mutante interagindo, me agrade mais do que a segunda metade. A história do filme foi inspirada na história "O Conflito de uma raça" de Chris Claremont e Brett Anderson. Ouvi falar que a Panini vai relançar essa história numa edição caprichada. Tomara.

O começo do filme, apresentando o mutante Noturno, é bem legal. Os efeitos especiais estão tão bons que eu não tenho do que reclamar nesse aspecto. Mais dinheiro na produção, né? Interessante o triângulo amoroso Wolverine-Jean Grey-Ciclope.

Tenho minhas dúvidas se o filme é totalmente compreensível para quem não leu nada dos quadrinhos. Alguns detalhes no filme quem leu vai entender melhor. Por exemplo: a mudança no poder telecinético em Jean Grey, a origem obscura de Wolverine, a aparição de Colossus, a menina que atravessa paredes Kitty Pryde etc. A trama geral não é comprometida por causa disso.

Pelo visto a Marvel está com o pé direito no cinema. Depois do primeiro X-Men, de Homem-Aranha, Demolidor, X-2 e agora vem Hulk, por Ang Lee. E nenhum desses filmes, por mais que tenham os seus problemas, não envergonham ninguém em qualidade de direção, efeitos e história.

Vi o trailler de A LIGA (mudaram o nome da adaptação de "As aventuras da Liga Extraordinária"), mas não deu pra ficar animado. Não é à toa que Alan Moore nem quer ver o filme. Heheheh..

A COMUNIDADE (La Comunidad)

Se X-MEN 2, eu recomendo, A COMUNIDADE então eu digo que é imperdível. Pena que poucas as pessoas tenham ido prestigiar as poucas sessões que exibem mais esse belo trabalho de Álex de la Iglesia. Ainda por cima que o filme é em scope (1: 2,35) e assistir na tela pequena estraga um pouco do impacto visual e de suspense do filme.

A COMUNIDADE é um misto de comédia de humor negro com suspense e uns elementos de filmes de horror. Conta a história de uma corretora imobiliária (Carmen Maura, de MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS) que se apossa de um apartamento de luxo e acaba encontrando 300 milhões no apartamento de cima. O que ela não contava era que todos os moradores do prédio já estavam de olho na grana. É um filme que trata de maneira bizarra o tema da ambição, que tem como filme mais representativo O TESOURO DE SIERRA MADRE, de John Huston.

Infelizmente esse é apenas o segundo filme de La Iglesia que eu vejo. Vi apenas AÇÃO MUTANTE, mas pretendo ir atrás de O DIA DA BESTA e PERDITA DURANGO. Quem sabe nas minhas férias em julho, né?

SIMPLESMENTE MARTHA (Bella Martha)

Mais um exemplo de "cinema gastronômico". Como A FESTA DE BABETTE, COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE e SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL, esse filme é de dar fome, mostrando a culinária alemã e italiana. Na história, Martha é uma chef de um restaurante que vive sozinha até o acidente que mata a sua irmã e a deixa tendo de cuidar da sobrinha, até encontrar o pai da criança, em algum lugar da Itália. Entra em cena um italiano que muda a rotina de Martha. Legal o filme mostrar o contraste entre a cultura alemã (fria) e a cultura italiana (mais passional).

O filme é simpático, mas não assisti-lo não vai fazer muita falta. Recomendado para pessoas que estão sem apetite. Já para as que estão comendo demais e precisam de uma dieta recomendo A COMILANÇA, de Marco Ferreri ou SALÓ - OS 120 DIAS DE SODOMA, do Pasolini. Arghh.. Hehhehe..