quinta-feira, abril 03, 2014

TRÊS ANIMAÇÕES



Digamos que eu não ando muito animado para ver animações. Ou simplesmente não tive sorte com as últimas que vi, já que até mesmo o terceiro filme de EVANGELION me desagradou. Na verdade, em todas elas eu fiquei com sono. Apenas duas únicas animações este ano me deixaram empolgado: FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE e VIDAS AO VENTO. Logo, não achei que nenhum desses filmes merecesse uma postagem exclusiva. Além do mais, o tempo urge, mesmo em períodos em que estou vendo poucos filmes. Rápido e rasteiro hoje, portanto.

UMA AVENTURA LEGO (The Lego Movie)

Este filme fez um sucesso monumental mundo afora. E eu não sei se é porque estou desatualizado ou porque no meu círculo de amizade eu não vejo ninguém brincando com Lego. Me parecia coisa do passado, que eu devo ter brincado na escola ou na casa de algum amigo. A memória dessas pecinhas que ajudam a formar objetos variados é um tanto remota. Mas, pelo visto, a empresa LEGO está ainda de vento em popa e, certamente, irá lucrar mais ainda com a popularização deste filme mundo afora. E por mais que muita gente tenha achado divertido, UMA AVENTURA LEGO (2014), de Phil Lord e Christopher Miller, não deixa de ser uma propaganda disfarçada. Assim como são também OS ESTAGIÁRIOS (propaganda do Google) e JOBS (propaganda da Apple). O curioso da história de UMA AVENTURA LEGO é a brincadeira em torno da ideia do messias, do enviado. Na trama, um lego operário é confundido com um enviado de uma profecia e é recrutado para lutar contra um tirano perverso. Acho a ideia até bem interessante, mas o desenvolvimento é que um saco.  

EVANGELION 3.33 - YOU CAN (NOT) REDO (Evangerion Shin Gekigôban: Kyu)

Para o bem e para o mal, este terceiro filme de EVANGELION se distancia bastante do que é visto no anime original. Talvez seja uma das razões para eu não ter gostado: tenho um carinho muito especial pelos personagens originais e por aquela trama deliciosamente intrigante. Os filmes, aliás, já têm a desvantagem de não conseguir ter tempo para desenvolver melhor os personagens e tudo acaba ficando muito frio e centrado nas lutas entre os EVAs e os anjos. A raça humana lutando para sobreviver diante da ameaça alienígena. Mas o grande barato de EVANGELION é justamente o fato de que nada é tão simples assim. Em EVANGELION 3.33 - YOU CAN (NOT) REDO (2012), a trama se passa 14 anos depois dos eventos do segundo filme, quando Shinji ficou desacordado depois do ataque alienígena. Ou algo do tipo (pensei em rever os dois primeiros filmes, mas desisti da ideia). O fato é que ele acorda 14 anos depois, com o mesmo corpo que tinha, enquanto a grande maioria de seus conhecidos estão mais velhos, como Misato e seu pai. As exceções são Asuka e Rei, que continuam com a mesma aparência de criança, mas um tanto diferentes. Principalmente Rei, que definitivamente não é mais a mesma. O filme lida com um peso nos ombros de Shinji, que se vê culpado por uma destruição mundial de níveis apocalípticos.  

RIO 2

Eu já havia desgostado bastante do primeiro filme, que até hoje me dá náuseas só de pensar. E nem sei por que resolvi ver este segundo. Talvez por ser otimista ou porque fui fisgado pelo imperialismo hollywoodiano. Aliás, impressionante como as cenas musicais de RIO 2 (2014) lembram aqueles filmes com a Carmem Miranda. Quer dizer, a visão do Brasil não mudou tanto assim, mesmo tendo à frente da direção um brasileiro. Carlos Saldanha se rendeu aos estereótipos e fez um filme aborrecido sobre ecologia na Amazônia. Pode ser que agrade aos pequenos, mas são os pais que mais tomam a iniciativa de levar seus filhos ao cinema para este filme, aparentemente. Quanto às projeções em 3D, pura cilada. Recomendo evitá-las.

Nenhum comentário: