sexta-feira, agosto 08, 2008

FEAR ITSELF – THE SACRIFICE



MASTERS OF HORROR foi uma série/antologia que marcou bastante, apesar de ter tido uma segunda temporada relativamente fraca, tanto que o canal Showtime nem aprovou uma nova temporada. Mas pode-se dizer que ela está de volta, pelo menos o conceito dela, na nova FEAR ITSELF, série que está sendo exibida dessa vez por um canal aberto americano, a NBC, e com praticamente um time semelhante ao da série de terror anterior. Só que como se trata de um canal aberto, é um terror mais light. Stuart Gordon, que também comparece nessa série, até comentou que teve que se esforçar para se conter, não exagerar no gore e na violência em seu episódio, já que não há, agora, a mesma liberdade que havia no outro canal, que liberava sexo, nudez, violência e sangue aos borbotões. O diretor só não podia exagerar muito, como foi o caso de Takashi Miike, que teve o seu episódio censurado pelo canal, o que gerou muita discussão entre os fãs do gênero. Estar numa TV aberta também significa uma menor duração em cada episódio. Em vez de uma hora de duração da série anterior, temos 42 minutos de uma série de TV aberta normal, por causa dos comerciais.

Quem continua liderando a turma é Mick Garris, criador da série, e que assina também o roteiro do primeiro episódio da antologia, THE SACRIFICE (2008). Só estranhei o diretor convidado para abrir a série, o pouco conhecido Breck Eisner, que tem no currículo a aventura SAHARA (2005) como obra mais conhecida. Eu não vi, mas imagino que deve ser ruim. Depois de SAHARA, Eisner dirigiu o piloto de uma série de ficção científica de nome BEYOND (2006), mas parece que não deu certo e ficou só no piloto mesmo. No entanto, como ele é o cara que está cotado para dirigir a refilmagem de O EXÉRCITO DO EXTERMÍNIO, de George Romero, não custa ficar de olho no trabalho do cara. Aliás, tem mais outras duas refilmagens/versões atribuídas a ele para os próximos dois anos: a de A CRIATURA DA LAGOA NEGRA e a de FLASH GORDON.

THE SACRIFE começa com um grupo de quatro amigos correndo num carro numa região gélida do Leste Europeu. Um dos quatro está bastante ferido e o carro em que eles estão fica pelo caminho. Eles o arrastam até a casa mais próxima, onde são recebidos por três irmãs loiras, que a princípio parecem ser bastante hospitaleiras, dentro daquele ambiente totalmente afastado da civilização. As mulheres são bonitas e sensuais e logo os caras ficam animados para aproveitar um pouco a viagem, apesar da gravidade da situação. O que eles não sabem é o que o destino os reserva naquele lugar. Curiosamente, o filme acaba lembrando um pouco O HOMEM DE PALHA e sua refilmagem O SACRIFICIO. Se não chega a ser exatamente bom, é um episódio que prende a atenção e garante alguns momentos memoráveis. Nota-se logo que a câmera se afasta nos momentos de violência, como seqüências de decapitação usando um machado, mas não é algo que necessariamente precise ter se o filme possui uma força sugestiva que compense ou até mesmo potencialize o clima de terror. O resultado do trabalho de Breck Eisner é apenas mediano, mas esperemos os próximos. Já baixei os cinco primeiros.

Os diretores cotados para os próximos episódios são: Brad Anderson, Ronny Yu, John Landis, Stuart Gordon, Darren Lynn Bousman, Mary Harron, Larry Fessenden, Ernest Dickerson, John Dahl, Rupert Wainwright, Rob Bowman e Eduardo Rodriguez. Não chega a ser um time tão rico quanto o da primeira temporada de MASTERS..., mas também não é uma turma de se jogar fora.

P.S.: Hoje é dia da estréia de ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO, de Mojica, mas infelizmente o filme não entrou em cartaz aqui em Fortaleza.

Nenhum comentário: