quinta-feira, dezembro 28, 2006

A CASA MONSTRO (Monster House)



Interessante eu ter visto esse filme poucos dias após assistir a MEUS VIZINHOS SÃO UM TERROR, de Joe Dante. Os dois filmes têm muito em comum. Mas no lugar de vizinhos suspeitos, em A CASA MONSTRO (2006), é a própria casa a grande ameaça. Quando esse filme estreou nos cinemas, eu nem fiquei interessado. Ultimamente, eu ando bem desinteressado nas animações americanas que tem pipocado nos cinemas. Prefiro ver as sofisticadas animações japonesas. Mas comecei a ficar atento a esse filme quando li um comentário elogioso no blog do Renato Doho. Aí aproveitei que já caiu na internet uma versão DVDRip do filme e resolvi baixar. O bom é que o áudio é original.

A CASA MONSTRO é uma animação feita com a mesma técnica de captura de movimento de O EXPRESSO POLAR (2004), do Robert Zemeckis. Zemeckis aparece aqui, junto com o Spielberg, como produtor executivo. O diretor é o estreante Gil Kenan, que mandou muito bem. Na trama, temos dois garotos que começam a suspeitar da casa. O velho que lá mora, o Nebbercracker (dublado pelo Steve Buscemi) costuma sempre tomar qualquer objeto ou brinquedo que caia em seu jardim. Logo no começo do filme, o velho toma um triciclo de uma criancinha, que sai correndo com medo. DJ e seu amigo Chowder resolvem investigar a casa e acabam discutindo com o velho Nebbercracker, que passa mal e é levado em uma ambulância. Com a adição de uma garotinha que quase foi devorada pela casa, os três tentam elaborar um plano para entrar na tenebrosa casa.

A animação é de dar gosto e há um especial cuidado na construção dos personagens, além de vários momentos engraçados - principalmente os que envolvem a atração dos dois garotos pela menina - e outros "quase" assustadores. Legal que as pessoas que fizeram as legendas em português para o filme (na internet) ainda fizeram o favor de avisar ao espectador nos momentos finais para não desligar o player até o final do créditos. Inclusive, o final foi uma maneira de os produtores conseguirem uma classificação melhor para o filme. Ainda assim, nos EUA, A CASA MONSTRO recebeu classificação PG (parental guidance), no qual as crianças só podem assistir o filme na companhia dos pais ou responsáveis.

Nenhum comentário: