quinta-feira, dezembro 21, 2006

CARPENTER, DANTE E ANDERSON



Com o pequeno hiato da série MASTERS OF HORROR, aproveitei para ver mais dois filmes que havia gravado da televisão, dirigidos por John Carpenter e Joe Dante. Juntando com SESSION 9 (2001), de Brad Anderson, que eu havia assistido semanas atrás, temos aí mais três filmes dirigidos por "mestres do horror". Tudo bem que Anderson ainda precisa comer muito feijão pra se equiparar aos dois mestres, mas a idéia aqui é juntar filmes de cineastas que fizeram episódios para a antologia. Jogo rápido que hoje meu tempo tá curto.

STARMAN - O HOMEM DAS ESTRELAS (Starman / John Carpenter's Starman)

Havia visto STARMAN (1984) na adolescência, quando foi exibido pelo SBT. O filme é uma espécie de resposta às críticas negativas que Carpenter recebeu quando fez O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982) e foi acusado de fazer "pornografia". Isso se deveu principalmente à grande popularidade de E.T. - O EXTRATERRESTRE, do Spielberg. Com STARMAN, Carpenter resolveu fazer a sua versão "do bem" da chegada de um alienígena na Terra, isto é, um filme sobre extraterrestres que vêm em paz. Jeff Bridges é o "homem das estrelas" do título, que chega em nosso planeta e assume o corpo do falecido marido da personagem de Karen Allen. Ele tem pouco tempo de vida naquele corpo e precisa ir a determinado lugar no deserto do Arizona para ser resgatado por seus "colegas". Como era de se esperar, Karen Allen (atriz muito bonita que praticamente desapareceu nos anos 90/2000), que já era apaixonada por aquele corpo, também passou a gostar da alma pura do alienígena. Charles Martin Smith é o especialista em invasões alienígenas que sai à cata do extraterrestre. É um filme de Carpenter que destoa um pouco de sua filmografia, muito mais centrada no gênero horror. Há momentos bem engraçados do alien tentando entender a vida em nosso planeta, destaque para a cena dele atravessando o sinal amarelo. Jeff Bridges foi indicado ao Oscar pelo papel. Gravado da Globo.

MEUS VIZINHOS SÃO UM TERROR (The 'Burbs)

Uma das diversões de se ver os filmes de Joe Dante está em tentar entender suas mensagens políticas e sociais "ocultas" numa embalagem pop, geralmente em chave de comédia e/ou terror. Um dos mais cultuados do cineasta é este MEUS VIZINHOS SÃO UM TERROR (1989) estrelado por um Tom Hanks que ainda não havia se tornado um ator "sério". Nesse tempo, ele ainda era associado as comédias juvenis. O filme é uma pequena jóia que dá muito prazer de se ver. Mostra as aventuras de um grupo de vizinhos diante da esquisitice dos novos habitantes da vizinhança. Os esquisitões raramente aparecem na rua, dificilmente dão às caras e fazem estranhos barulhos à noite. Um dia, um senhor da vizinhança desaparece e o grupo formado por Tom Hanks, Carrie Fisher (mais bela que nos tempos de Princesa Leia), Bruce Dern e Rick Ducomm resolve fazer uma visitinha surpresa aos estranhos vizinhos com o objetivo de tentar desvendar o mistério e, se possível, desmascarar os criminosos. O jovem Corey Feldman também está no elenco, fazendo aquele seu habitual papel de moleque. Pode-se ver o filme como uma espécie de ensaio sobre a paranóia americana. Uma cena particularmente interessante é aquela em que Bruce Dern asteia a bandeira dos Estados Unidos em seu jardim e, enquanto olha pra cima, acaba pisando no cocô do cachorro. Será que foi só impressão minha ou essa cena carrega mesmo uma mensagem oculta? Gravado da FOX.

SESSION 9

Interessante horror psicológico dirigido por Brad Anderson, cineasta que, a julgar por filmes como O OPERÁRIO (2004) e SOUNDS LIKE (2006), parece ter escolhido esse caminho. Em seus filmes, o horror está dentro da pessoa e não do lado de fora, à espreita. Em SESSION 9, um grupo de trabalhadores de construção aceitam a missão de reformar em tempo recorde um hospital psiquiátrico que havia sido fechado há alguns anos. O filme explora os medos e os traumas de cada um dos personagens, bem como o passado sinistro do hospital, revelado através de fitas de áudio, que se tornam uma obsessão para um dos personagens. Há uma bela construção atmosférica e algumas cenas de impacto, como a cena da escuridão invadindo o lugar e quase matando de medo um sujeito que tem fobia da escuridão. Os nomes mais conhecidos do elenco são os de David Caruso e Josh Lucas. Visto em divx. Agradecimentos ao sumido blogueiro Hugo Leonardo, que foi quem me enviou esse filme.

Nenhum comentário: