terça-feira, junho 08, 2004

HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban)



Essa semana está curta por conta do feriado, mas está bem aperreada pra mim. Por isso, pra não deixar pra amanhã e começar a trabalhar no que eu tenho pra fazer daqui a pouco, vou comentar logo o filme que eu vi no fim de semana.

No domingo saí de casa com a intenção de ver OSAMA, mas como sou igual ao Woody Allen em ANNIE HALL, cheguei cinco minutos atrasado e não quis mais pegar uma fila pra comprar ingresso e me atrasar ainda mais. Estava pensando em deixar pra ver o terceiro HARRY POTTER quando os cinemas estivessem mais esvaziados, mas não ia querer voltar pra casa sem ver um filme sequer. Aí liguei pro amigo Zezão, que é leitor dos livros e ainda não tinha visto o filme, e parti pro North Shopping pra ver o filminho.

Eu diria, mesmo sem ter visto OSAMA, que eu fiz bom negócio em trocar um filme pelo outro. HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN é ótimo e cresce mais em minha mente à medida que penso nos melhores momentos. Nem parece aquele filminho burocrático e sem graça que foi o primeiro filme (não cheguei a ver o segundo). A ambientação já chama a atenção no começo e o filme adquire tons assustadores com os lobisomens que aparecem da escuridão.

Não é um filme perfeito, cansa um pouco lá pelo meio, mas a seqüência final é de tirar o chapéu, envolvendo lobisomens, bruxos, árvore assassina e viagem no tempo. Toda essa seqüência, assim como o início do filme, com silêncios maravilhosos, compensam qualquer falha que o filme possa ter de desenvolvimento de personagens e de buracos na trama.

A menina Hermione (Emma Watson) está uma gracinha agora que está crescendo (caramba, vi agora no IMDB que ela nasceu em 1990!). O garoto Daniel Radcliff que faz o Harry Potter hoje é um dos adolescentes mais ricos da Inglaterra ao lado de Charlotte Church.

Alfonso Cuarón se deu bem nessa super-produção e consegue expor o seu estilo mágico, já visto em A PRINCESINHA (1995) e GRANDES ESPERANÇAS (1998). Só não dá pra comparar muito com o road movie erótico E SUA MÃE TAMBÉM (2001), mas deve haver alguma coisa em comum, sei lá. Vi no IMDB que ele tem um filme feito no ano passado chamado CHILDREN OF MEN mas não há nenhuma outra informação no site. Nem elenco, nem plot, nem nada. Alguém sabe algo a respeito?

Nenhum comentário: