quinta-feira, maio 20, 2004

ANIVERSÁRIO MACABRO (The Last House on the Left)



Tenho interesse pelos filmes mais antigos de Wes Craven - por antigos leia-se os anteriores a A HORA DO PESADELO (1984) - e fiquei feliz ao conseguir esse filme dentro do pacote de divx?s que acertei com o Fábio. Esse é o primeiro longa-metragem de Craven e mostra o seu estilo ainda bem cru e sujo. A cópia está em excelente qualidade de imagem, mas o som não está tão bom.

Estava dando uma olhada no IMDB e vi que a frase publicitária de ANIVERSÁRIO MACABRO (1972) na época do lançamento era: ?para evitar desmaios fique repetindo: é apenas um filme, é apenas um filme...? Engraçado isso.

Como o filme foi feito dois anos antes de O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, não duvido que tenha influenciado o filme do Hooper com sua estética suja e com o uso no final do filme da famosa serra.

O filme é claramente dividido em dois atos de mais ou menos a mesma duração. O primeiro mostra duas moças sendo brutalmente violentadas, estupradas e mortas por uma gangue malvada; na segunda parte, os pais de uma das moças partem para a vingança. Nem dá pra levar tão a sério o filme, já que Craven até usa uma música country alegre no meio de toda a tragédia, sem falar que a tal vingança dos pais não é lá muito verossímil. Mas isso faz parte do charme do título, que tende a crescer com o tempo, por conta do ótimo registro da juventude americana dos anos 70.

Quase tão bom quanto QUADRILHA DE SÁDICOS (1977), o filme seguinte de Craven.

Nenhum comentário: