quarta-feira, maio 26, 2004

TAKESHI KITANO, RINGO LAM E ZHANG YIMOU



Comento a seguir três filmes de três diretores consagrados da cinematografia asiática: Takeshi Kitano (Japão), Ringo Lam (Hong Kong) e Zhang Yimou (China). Eles conquistaram, cada um à sua maneira, o respeito dos cinéfilos e da crítica internacional. Se bem que Ringo Lam hoje não tá com essa bola toda. Agora que está nos EUA perdeu um pouco da credibilidade e quando trabalhava só em Hong Kong não era tão conhecido no Ocidente.

BROTHER - A MÁFIA JAPONESA YAKUZA EM LOS ANGELES (Brother)

Só depois de ver esse filme espetacular que eu finalmente dei o braço a torcer e ninguém mais vai me ouvir dizer que eu não gosto dos filmes do Kitano. Que filme fudido de bom. Quanto sangue, quanta violência, quantos enquadramentos belos, quanto lirismo. Tudo num mesmo filme. Kitano é um poeta, hein. BROTHER (2000) é até melhor do que DOLLS (2002). E o que é aquele final? Quase chorei de emoção. Kitano filma de um jeito especial. Ora escondendo, ora mostrando explicitamente a violência, ele faz um filme único, que no fim das contas eu não saberia dizer em poucas palavras sobre o que é. Há a questão da amizade e da fidelidade que é muito forte, mas o filme não é apenas sobre isso. BROTHER é maior do que a gente imagina. Gravado do SBT.

PRISIONEIRO DO INFERNO (Gaam yuk fung wan / Prison on Fire)

Esse filme de Ringo Lam é do mesmo ano do seu CITY ON FIRE (1987), o famoso filme que inspirou Tarantino a fazer a cena de tortura em CÃES DE ALUGUEL. A cena mais forte, em PRISIONEIRO DO INFERNO, é a da briga de Chow Yun Fat com um sujeito, quando ele, enlouquecido, arranca com os próprios dentes a orelha de um cara. Um precursor do estilo Mike Tyson de lutar. Só em se tratar de um filme "de prisão", esse título já chamou a minha atenção, já que eu adoro filmes passados em prisão. Quantos filmes de prisão legais eu já vi: FUGINDO DO INFERNO, ALCATRAZ: FUGA IMPOSSÍVEL, PAPILLON, UM SONHO DE LIBERDADE, À ESPERA DE UM MILAGRE, CONDENAÇÃO BRUTAL... Esse filme do Lam enfatiza a amizade entre um rapaz honesto que teve de matar em legítima defesa - e por isso foi preso - e o gato escaldado e malandro de plantão Chow Yun Fat. Legal que nessa época o Fat não era ainda "fat". Ele era magrinho e mandava bem nas brigas. Gravado da BAND.

OPERAÇÃO SHANGAI (Yao a yao yao dao waipo qiao / Shanghai Triad)

Zhang Yimou está na moda de novo por conta de seus dois filmes de artes marciais: HERO (2002) e HOUSE OF FLYING DAGGERS (2004). HERO eu já tive o prazer de assistir, ainda que na telinha do computador, já esse último acabou de ser exibido em Cannes e foi recebido com gritos de "Bravo!" pelo Tarantino. Mas antes de ser conhecido por esses filmes, Yimou já era o principal nome da geração anos 80/90 do cinema chinês. Ele dirigiu excelentes melodramas como TEMPOS DE VIVER (1994) e O CAMINHO PARA CASA (2002) e é um diretor com uma sensibilidade fora do comum. Nesse OPERAÇÃO SHANGAI (1995), já se vê um pouco do estilo que atingiria o ápice em HERO, mas a história não é muito boa e a trama que começa sendo mostrada em "Dia 1", "Dia 2" etc é estranhamente abandonada lá pelo final. A noção de tempo no filme fica meio confusa. Mas o filme tem bons momentos, como a cena final, por exemplo, bela e perversa. Gong Li na época era a grande estrela do cinema chinês. Cadê ela?? Gravado da BAND.

Meu Top 7 Yimou:

1. TEMPOS DE VIVER (1994)
2. HERO (2002)
3. O CAMINHO PARA CASA (1999)
4. AMOR E SEDUÇÃO (1990)
5. NENHUM A MENOS (1999)
6. OPERAÇÃO SHANGAI (1995)
7. LANTERNAS VERMELHAS (1991)

Aguardando ansiosamente HOUSE OF FLYING DAGGERS (2004).

E uma dúvida: HAPPY TIMES (2001) chegou a ser lançado em vídeo/dvd no Brasil??

Nenhum comentário: