segunda-feira, dezembro 29, 2003

DOIS SUBMARINOS



O tempo está correndo. Tenho vários filmes vistos pra comentar e quero fazer isso até 30/12. E ainda estou querendo colocar aqui um ranking de melhores de 2003, bem como uma espécie de balanço do ano. Mas por enquanto, vou enviando uns reviews de filmes que eu estou devendo pra mim mesmo há tempos.

Recentemente vi dois "filmes de submarino". É um sub-gênero que eu não conheço muito bem. Nem cheguei a ver CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO (1990) e nem O BARCO: INFERNO NO MAR (1981). O único que tinha visto era o meia-boca MARÉ VERMELHA (1995). Por isso, tive certa reserva em ver esses dois filmes no cinema. Além do mais, os títulos dos filmes com esses números e letras não são tão atraentes assim. Mas que pena que eu fiz isso. Deixei de ver esses dois filmaços na telona do cinema. Os dois filmes foram dirigidos por dois grandes cineastas do gênero ação, que fizeram filmes dignos, emocionantes, empolgantes. Comento rapidamente os dois filmes.

U-571: A BATALHA DO ATLÂNTICO (U-571)

Esse trabalho de Jonathan Mostow, diretor dos ótimos BREAKDOWN (1997) e EXTERMINADOR DO FUTURO 3 (2003), é um filme à moda antiga, que destaca valores meio "ultrapassados" como a bravura e o companheirismo. U-571 (2000) traz Mathew McConaughey (odeio escrever o nome desse sujeito, sempre tenho que "pescar" no imdb) como um oficial da marinha que tem como objetivo capturar uma maquininha chamada Enigma, que está de posse dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. No elenco também estão Harvey Keitel, Bill Paxton e Jon Bon Jovi. Inclusive, nos comentários em áudio que vêm no dvd, o diretor elogiou o cantor pela ausência de ego, por não se incomodar em fazer um personagem de pouca importância para a trama. Foda é que no filme, ele morre logo no começo, perdendo a cabeça no meio do mar. Quem odeia Bon Jovi deve ter delirado. Hehehee. O filme empolga até o fim. Interessante que no começo, dá uma sensação desagradável de ver tantos homens naquele aperto no meio do mar. Mas, com o tempo, a gente vai se habituando, à medida que vamos conhecendo os personagens e suas fraquezas. Grande interpretação do Keitel nesse filme. O dvd vem com vários extras, inclusive mini-documentários e comentários em áudio do Mostow. Comprei numa banca por 12 pilas em outubro. Valeu a pena.

K-19: THE WIDOWMAKER

Esse filme de Kathryn Bigelow, a melhor diretora de filmes de ação de Hollywood, é fantástico. Impressionante mesmo. Consegue ser ainda melhor que U-571. Foi feito dois anos depois e tem várias similaridades com o filme do Mostow: mostra o submarino vazando água, tem cenas externas pra mostrar que existe um submarino de verdade e não apenas maquetes ou cenas de estúdio, é um filme que valoriza a bravura e o companheirismo e, assim, como U-571, esse é um filme de homens. Praticamente não existem mulheres em ação. E é estranho ver um filme assim tão cheio de testosterona dirigido por uma mulher. Grande Kathryn. Harrison Ford tem um grande papel, se recuperando da canastrice de REVELAÇÃO (2000). Ele faz um capitão russo super linha dura que trata com mão de ferro a tripulação de um submarino que carrega armas nucleares no auge da guerra fria (1961). Liam Neeson é o segundo capitão e, ao contrário de Ford, trata a tripulação com mais gentileza. O filme ganha dimensões trágicas quando começa um vazamento no reator nuclear. Caso não seja feito alguma coisa, haverá uma explosão maior que a de Hiroshima. O mais impressionante é que isso aí é uma história real. Isso aconteceu mesmo e o mundo já esteve à beira de uma terceira guerra mundial. No dvd, há comentários em áudio, mas eles não condizem muito com cada cena. No dvd há também vários mini-documentários destacando o making of, a maquiagem, o trabalho com maquetes etc. Filmaço!

Nenhum comentário: